A capital da maçã

Informações da notícia

A maçã é uma das frutas mais conhecidas pela humanidade. Talvez por ter sido o fruto proibido que Adão e Eva comeram no paraíso. Ou então, quem sabe, por ter envenenado a Branca de Neve. Histórias e lendas que são injustas para uma fruta tão saborosa, nutritiva e saudável.

O clima temperado, próprio para o seu cultivo, foi o bastante para dar ao município de São Joaquim, no Estado de Santa Catarina, o título de capital da maçã. São Joaquim é uma das cidades mais frias do país, um dos raros locais onde neva no inverno. Com uma altitude acima de 1.300 metros, apresenta temperaturas amenas ao longo do ano e, conseqüentemente, as condições climáticas ideais para a produção da fruta.

A maçã começou a ser produzida em São Joaquim, em escala comercial, no início da década de 70. Nessa época, um acordo entre o Brasil e o Japão possibilitou a instalação de produtores japoneses no local. O Estado de Santa Catarina também investiu em pesquisa e aprimorou a cultura da fruta, atraindo novos produtores. Hoje, a safra anual de maçãs em São Joaquim supera 100 mil toneladas, envolvendo mais de 700 fruticultores locais. Isto corresponde a valores acima de 50% da produção econômica do município, o terceiro maior produtor de maçãs do país. As principais variedades produzidas são a Gala, cuja colheita acontece entre fevereiro e março, e a Fuji, entre março e abril.

São Joaquim também possui um moderno centro de pesquisas em fruticultura de clima temperado. Através de melhoramento genético, a Estação Experimental da Epagri, conseguiu desenvolver mudas resistentes a sarna, além de colocar a maçã da região dentro dos exigentes critérios de qualidade do exterior.

O cultivo da fruta

O início do processo de cultivo da maçã acontece com a poda. Essa fase, que acontece entre março e agosto, consiste na remoção de galhos desnecessários para proporcionar maior entrada de luz solar, e assim obter uma fruta mais avermelhada e com maior teor de açúcar. O raleio, ou seja, a retirada do excesso de frutos para permitir maçãs de qualidade superior, acontece após a florada, geralmente em outubro. Já a colheita, que deve ser feita somente no ápice da maturação, é feita manualmente entre fevereiro e maio. Depois de colhidas, as maçãs são armazenadas em câmaras frias, o que garante a qualidade da fruta em qualquer época do ano.

Uma vez armazenadas em baixas temperaturas, a maçã pode ser embalada em qualquer época do ano. Para isso, as frutas entram em tanques com água com o intuito de evitar danos mecânicos. Depois, seguem em esteiras transportadoras onde são retiradas as frutas defeituosas. As maçãs selecionadas são então classificadas conforme sua coloração, peso e tipo e seguem para os mercados interno e externo.

A Festa da Maçã

São Joaquim, apesar de ser mais conhecida nacionalmente por causa de suas baixas temperaturas, é também a sede da Festa da Maçã. O evento, que reúne milhares de pessoas, acontece nos meses de maio ou junho, época em que a cidade comemora a colheita da fruta. A sede da festa é o Parque Nacional da Maçã, e as atrações incluem inúmeras receitas feitas com a fruta: tortas, licores, geléias, sucos, chás, maçãs do amor. Há ainda exposições culturais, feira de artesanato, danças folclóricas, apresentações regionalistas, e shows musicais. A Festa da Maçã é uma boa oportunidade para os visitantes curtirem tanto o frio de São Joaquim quanto os motivos que a celebrizaram como capital da maçã.