Cerejas: gostosas e saudáveis

Informações da notícia

Com polpa suculenta, a cereja também faz bem à saúde. e rica em vitaminas C(atua no sistema imunológico) e A (ajuda na saúde da pele) e em minerais, como ferro (bom para o sangue) e potássio (que evita cãimbras). “Quando consumida natural, é remineralizante, eficaz contra a arteriosclerose, tem propriedades diuréticas e laxativas”, afirma a nutricionista Elaine Martins Bento, diretora da Apan (Associação Paulista de Nutrição).

O nutrólogo Eric Slywitch, da Sociedade Vegetariana Brasileira, lembra que a fruta tem água em 82% da sua constituição. “É excelente para rehidratar o corpo”, diz. De acordo com sua variedade, a cereja pode ser encontrada nas cores vermelha, amarela e roxa. Seu sabor varia de acordo com o grau de acidez. A fruta mais doce tem polpa macia e suculenta.

Dicas de uso

  • Como Escolher: Prefira as que ainda estão com o cabinho e que sejam firmes e brilhantes. A casca não deve ter manchas e machucadas.
  • Como Assumir: Pode ser consumida fresca ou em conserva. Pode ser usada como ingrediente para bebidas licorosas e compotas.
  • Como Conservar: Guarde-as em recipientes rasos e arrumadas em camadas separadas por toalhas de papel. Cubra com filme plástico. Quando maduras, podem ser armazenadas por até uma semana, na geladeira.

Saiba mais

Há alguma contra-indicação ao consumo da cereja?
Por ser uma fruta rica em tanino, quando consumida em excesso, pode provocar problemas estomacais. O aconselhável é não exceder o consumo entre 200g ou 300g por dia.

Qual a melhor forma de fazer cereja em compota em casa?
Escolha as cerejas que tiverem a polpa firme, lave-as e retire os caroços. Use uma quantidade de açúcar equivalente à de cereja (por exemplo, 100g de açúcar para 100g de cereja). Dentro de uma vasilha, coloque camadas alternadas de cerejas descaroçadas e de açúcar. Deixe repousar a mistura por algumas horas até que o açúcar se dissolva completamente no sumo da fruta. Em seguida, transfira a mistura para uma panela e deixe ferver por até 20 minutos.

Fonte: Jornal Agora