Como utilizar o vinagre

Informações da notícia

Carnes: o vinagre deixa as carnes tenras e saborosas. Peças grandes de carne que serão assadas ficam mais saborosas se deixadas de molho por algumas horas em soluções com vinagre, ervas, alho e outros temperos. São as chamadas vinha-d'alhos ou marinadas. Carne de aves e vitelo são mais delicadas e macias e devem ser mergulhadas brevemente em vinagre diluído.

Peixes: alguns peixes, como a sardinha ou o arenque, podem ser preparados crus em um molho à base de vinagre e temperos. Nesse caso, o vinagre "cozinha" o peixe.

Conservas e picles: legumes em conserva ácida são um complemento apreciado em muitos pratos e podem ser servidos como aperitivo. Frutas em conserva agridoce deixam a sobremesa ainda mais rica. O vinagre é usado também no preparo de chutneys.

Escabeche: é uma forma de conservar alimentos como carnes, aves e peixes, que são colocados, depois de cozidos, num molho à base de vinagre e temperos.

Vinagrete: molho preparado à base de vinagre, que pode ser enriquecido com cebola, ervas aromáticas e tomate ou pepino picados.

Para deglaçar: técnica francesa que consiste em desprender o fundo de cozimento e dissolvê-lo para formar a base de um molho. Por exemplo, ao preparar uma carne de panela, use o fundo de cozimento e enriqueça-o com vinagre diluído em água (pode-se usar um caldo, vinho ou somente água).

Fonte: Revista Água na Boca