Dicas de Alimentação para quem vai cair no samba

Informações da notícia

A festa mais esperada do ano chegou! É hora da folia, de cair no samba e ir para avenida...

Vista a fantasia e fique de olho nas dicas...

Antes


Esteja bem hidratado para hora da folia, não espere a sede chegar. Beba no mínimo 2 litros diariamente. Esse também é um período de muito calor, condição que favorece a desidratação.
Prefira uma alimentação variada e balanceada.
Consuma alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais - são excelentes fontes de energia.
Manter as grandes refeições é muito importante – almoço e jantar. O café da manhã não pode faltar na programação de carnaval.

Na hora da folia

A perda de líquidos e minerais nesse momento é muito grande, por isso, beba muito líquido. A água é uma boa pedida, e para completar, inclua água de coco e suco de frutas no kit, pois ajudam a repor os minerais mais rapidamente; também contem açúcares naturais para repor a energia que se gasta.
Para compensar o gasto energético, consumir fontes de carboidrato é fundamental, assim você repõe as energias mais rapidamente, sem aquela sensação de “peso” no estômago. Biscoitos salgados individuais e barra de cereais são boas fontes de carboidratos e podem ser levados no bolso.
Evite alimentos fritos ou gordurosos, pois tem a digestão mais lenta e podem dar aquela sensação de cansaço.
Fique atento a preparações com maionese e molhos cremosos, além de ter muita gordura, a conservação inadequada pode ocasionar diarréias, vômitos e outros sintomas desagradáveis.
Se consumir álcool, não o faça de estomago vazio, e intercale as bebidas alcoólicas com muita água.
Evite exageros, eles podem estragar a festa! Muita bebedeira reduz a glicemia, além daqueles sintomas desagradáveis, como dores de cabeça, vômitos, náuseas e desmaios.

Depois

Líquidos, líquidos e mais líquidos... Seu corpo precisa repor tudo aquilo que perdeu durante a festa.
Um café da manhã caprichado com pães, frutas, laticínios e cereais vai ajudá-lo a começar bem o dia e favorecer a recuperação.
No almoço e jantar inclua fontes de carboidratos e proteínas para a reposição muscular.
Nada de feijoadas, frituras e preparações muito gordurosas... Prefira o macarrão, arroz e outras fontes de carboidratos, carnes magras, aves e peixes, queijos preferencialmente os brancos, e muita salada. Na sobremesa, de preferência às frutas.

Se bater aquela ressaca...


O consumo de álcool em excesso faz alguns órgãos, como o fígado, trabalharem além de sua capacidade, por isso uma alimentação leve é fundamental para curar a ressaca...

Evite o consumo de queijos amarelos, alimentos industrializados, carnes com alto teor de gordura e frituras.
Prefira as carnes brancas – peixe e frango – e queijos brancos ou ricota.
Para facilitar a digestão frutas, verduras e legumes frescos – são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais.
Muita hidratação. Abuse da água e da água de coco. Evite refrigerantes e bebidas com altas concentrações de açúcar ou com gás.
Alguns chás como o verde tem propriedades digestivas e também contribuem para hidratação.