Gordura Trans

Informações da notícia

Gordura Trans - Prefeitura de Nova York Estabelece Prazo e Divide Opiniões

A American Diabetes Association (ADA) posicionou-se favorável à medida, conforme reportagem publicada em outubro. Entretanto, defensores das liberdades individuais norte-americanos estão indignados com a decisão do órgão.
A discussão está sendo travada na internet. Segundo o jornalista da Folha de São Paulo, Hélio Schwartsman, o clima é de guerra entre os prós e os contras. São centenas de páginas com posições contrárias à interferência governamental no cardápio do dia-a-dia da população. Mas as associações médicas, a exemplo da ADA, defendem a proposta.

O Papel do Governo

Murilo Diversi, biólogo e especialista em alimentos do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), de São Paulo, SP, diz que interferir é uma das funções do Estado. “No caso de Nova York, a intervenção é em nutrientes que não trazem qualquer benefício para a população”.
Para o biólogo, a sociedade deve se organizar e contribuir para a disseminação de informações corretas e precisas a respeito de assuntos que lhe dizem respeito. “O conhecimento é fundamental para a formação de opinião e para o exercício do direito de escolha”, afirma Murilo.
Já a advogada Mariana Alves, também do Idec, afirma que é dever do Estado garantir medidas sociais e econômicas que visem reduzir o risco de doenças, em conformidade com preceitos da Constituição Federal/88. Logo, qualquer atitude do Estado, no Brasil, que vise à proteção da saúde é constitucional.
“Uma iniciativa como a da prefeitura de Nova York seria viável aqui, porém, para que a Anvisa crie uma norma com esse conteúdo é preciso que passe por todas as etapas de seu ‘processo legislativo’, ou seja, todas as partes interessadas devem ser ouvidas, inclusive com a participação de qualquer interessado no assunto”, informa Mariana.
Os dois profissionais do Idec defendem que o acesso à informação é essencial para que a população possa decidir o que consumir, especialmente por meio dos rótulos dos produtos. “Assim, as pessoas podem avaliar os riscos pertinentes ao consumo e poderão dosar quantidades”, concluiu.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes