Páscoa sem culpa

Informações da notícia

Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três, quatro, cinco... Realmente, a Páscoa é uma das piores datas para quem quer emagrecer. Além dos pratos tentadores, como bacalhau, carnes e massas, tem ainda o principal da festa: o chocolate. Mas, fique tranqüila. É possível seguir a dieta sem deixar a delícia de lado. Basta disciplina, conforme explica a nutricionista Roseli Rossi. “O chocolate se torna uma ameaça à saúde quando consumido com exagero. É um dos alimentos que mais engordam. Rico em calorias, a guloseima contém alto teor de carboidratos refinados, gorduras e uma pequena porção de proteínas. Portanto, tudo depende da quantidade consumida, do tipo de chocolate e do horário em que foi ingerido”.

Os benefícios do doce

Comer chocolate faz bem ao organismo, pois contém centenas de nutrientes necessários ao corpo. Por exemplo: uma barra de 30g possui 2% da recomendação diária de cálcio e 17% da recomendação de fósforo e ferro. Também conta com, aproximadamente, 10 mg de cafeína, que ajuda a elevar o estado de euforia, agitação e raciocínio. Além disso, seus componentes possuem efeitos sobre a serotonina e a dopamina, substâncias responsáveis na regulação do humor e nos comportamentos compulsivos, ajudando a tratar casos de depressão, tensão-pré-menstrual (TPM) e ansiedade. “A alta concentração de cacau, que possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático, tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis”, completa Roseli Rossi.

Trocar pelo diet não resolve!

Apesar de todos os benefícios, o chocolate é uma bomba calórica e pode atrapalhar a vida de quem quer perder peso ou simplesmente manter a forma. A primeira ilusão é achar que substituir o chocolate comum pelo diet resolve o problema. “A barra diet deve ser ingerida somente quando o objetivo for a restrição de açúcar, por exemplo, para diabéticos. Devido a grande quantidade de gordura, não possui redução calórica importante”, explica a nutricionista Fernanda Pisciolaro, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO. O recomendado é a ingestão cautelosa de chocolate light, feitos com menor quantidade de gordura. A nutricionista recomenda que as refeições não sejam trocadas por chocolates, especialmente na Páscoa. “Coma em pequenas porções, como sobremesa ou lanche, de preferência não ingira após grande período sem se alimentar. Prefira saborear a delícia logo após as refeições”.

Dicas importantes

Os chocolates branco e diet são os mais calóricos. Dê preferência ao amargo, que possui em torno de 70% de cacau em sua composição, ou seja, menos gordura.

Não pule refeições ou as troque por chocolate. Consuma o doce durante o dia, nos intervalos entre as refeições. Assim, dá tempo de gastar as energias da delícia antes de dormir.

Tire o ovo de páscoa da sua frente! Divida em pedaços e guarde separadamente. Distribua para os amigos, família, dê um jeito! Evite o excesso, pois o organismo pode sofrer com a gordura do chocolate.

Evite os chocolates com castanhas, crocantes e marshmellow. Os ingredientes também têm calorias que, somadas com as do chocolate, transformam o ovo de páscoa em uma bomba calórica.

Coma devagar. Dessa maneira, acaba ingerindo menos. Porções de 30g – o equivalente a 160 calorias - diárias são suficientes para que você curta o sabor do chocolate e não atrapalhe a sua dieta.

Existem no mercado opções lights de ovos de páscoa sem lactose, glúten e com menos gordura. Veja a quantidade de calorias e de gordura nas embalagens dos ovos. Existe até ovo de páscoa feito de soja!

Por Ana Paula Rodrigues