Pizza de Nápoles para o mundo

Informações da notícia

Um simples disco de massa, molho de tomate coberto por quase tudo aquilo que nossa imaginação culinária possa acrescentar é uma das receitas mais consumidas no mundo. A história da pizza é antiqüíssima. Alguns historiadores citam seu surgimento na época neolítica, outros dão como certa a origem de alguns pães assados na época do Império Romano. Porém, uma coisa é certa: por volta do século XVI os pães redondos já eram muito parecidos com as pizzas, exceto pelo fato de não se utilizarem tomates.

O ano símbolo da pizza é 1889, quando o Rei Umberto I de Savoia, acompanhado de sua esposa Margherita, visitou Nápoles. Foi dedicada a Rainha Margherita a pizza preparada com mussarela, tomates e decorada com folhas de manjericão para simbolizar as cores da Itália. Daí para o mundo, foi um piscar de olhos. Pizza é pizza em qualquer lugar do mundo, inclusive seu nome é pronunciado como na Itália.

As regras básicas para o preparo de uma boa pizza são poucas, portanto, os ingredientes devem ser de altíssima qualidade. Uma boa pizza tem massa crocante por fora e macia por dentro, sal na medida certa, molho de tomates cremoso e, principalmente, não deve ter excesso de cobertura que, a meu ver, destrói qualquer degustação do produto. Do aspecto nutricional, a pizza é um alimento completo: carboidratos na massa, vitaminas e sais minerais nos tomates e proteínas nos queijos o que fornecem uma boa dose de energia.

Dia 10 de julho é dia da pizza
Desde de 1985 é comemorado em São Paulo o dia da pizza. A data foi criada pelo secretário de turismo, na época, Caio Luís de Carvalho em razão de um concurso estadual que elegeu as 10 melhores receitas pizza.

Redação Terra