Sal de cozinha: utilização deve ser moderada

Informações da notícia

O primeiro propósito da utilização do sal, antes de ser consumido pra dar sabor aos alimentos, foi conservar a comida, já que o seu poder esterilizador é muito forte, e impede a reprodução de bactérias. Porém, o produto não traz apenas benefícios para o corpo humano.
O sal foi alvo recente de uma ação da American Medical Association, que pediu à FDA (Agência responsável pela regulamentação de alimentos e remédios nos Estados Unidos) que mudasse o status do sal, que é conhecido até agora como uma substância de consumo seguro. Além disso, a associação quer reduzir pela metade a quantidade de sódio em alimentos processados ou servidos em lojas de fast-food, pois o consumo do sal se tornou excessivo.

Consumir em menor quantidade, não adicionando a substância à comida das crianças até os dois anos de idade, assim evita-se que a criança acostume a uma alimentação muito salgada, já que nessa fase se forma o padrão gustativo.

Nos idosos, porque tendem a reter mais sódio e também porque, com o envelhecimento, os vasos vão perdendo naturalmente a capacidade de distensão, sendo mais provável que desenvolvam hipertensão.

Importância do sal para a saúde

Ele ajuda a regular as passagens de líquido e de substâncias pela membrana das células, mantendo a pressão osmótica delas. Além disso, é importante para a transmissão de impulsos nervosos.
Excesso de sal e a hipertensão
Populações que consomem muito sal, os índices de hipertensão são mais altos à medida que as pessoas envelhecem.
Pressão baixa versus sal
Quem tem pressão baixa não precisa comer mais sal, pois o fato da pessoa ter pressão baixa não significa que ela não possa ter hipertensão no futuro.

Sal light e convencional

O sal light é formado por uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Embora os dois possam ser chamados de sal, eles afetam o organismo de formas diferentes.
Enquanto o potássio regula a retenção de líquidos dentro das células, o sódio age fora das células. Embora seja recomendado a pessoas com hipertensão, o sal light não é indicado para pessoas com problemas renais. Embora o potássio não leve a doenças renais, problemas nos rins levam a um acúmulo de potássio no corpo, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos.
Substituindo o sal por outras substâncias
O sal pode ser trocado por ervas e condimentos que acentuem o sabor dos alimentos.

Fonte Folha online