Vitamina C

Informações da notícia

Pouca gente sabe de onde a moda surgiu, mas já faz um bom tempo que a vitamina C é considerada, pelo senso comum, um remédio para combater e prevenir resfriados. Nas prateleiras das farmácias, há desde comprimidos efervescentes até balas com a substância. E se estão lá, é porque há quem compre.

Segundo nutricionistas, a necessidade diária de vitamina C varia entre 50g e 100g/dia, o que se consegue comendo uma ou duas laranjas. “A ingestão diária recomendada de vitamina C varia de acordo com a idade e sexo. Gestantes e lactantes necessitam ingerir quantidades superiores. Fumo, aspirina, contraceptivos orais e estresse podem aumentar as necessidades desta vitamina”, afirma Anna Castilho, nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição.

Temos que consumir alimentos com vitaminas porque nosso corpo precisa delas e não é capaz de produzi-las sozinho. A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, tem muitas funções no organismo. “Sua participação mais importante é na síntese de colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens”, informa Anna. Por essa mesma capacidade, a vitamina C é indicada para retardar o envelhecimento da pele e para ajudar na cicatrização de feridas, fraturas e até contusões.

Funções da vitamina C no organismo

Além da síntese do colágeno, a vitamina C é um poderoso antioxidante, que combate os radicais livres – partículas de oxigênio que podem reagir com substâncias dentro das células e resultar em algo que faz mal. Ela também constitui para a saúde dos dentes e das gengivas, participa do metabolismo de proteínas, da produção de hormônios e melhora a absorção do ferro pelo organismo, principalmente do ferro que está presente nos vegetais.

Ausência da vitamina C

A doença mais comum decorrente da ausência de vitamina C no organismo é o escorbuto, que antigamente atingia muito os marinheiros que passavam muito tempo em alto-mar. Os sintomas do escorbuto são sangramento das gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e até perda dos dentes. Para evitar o escorbuto, consuma frutas cítricas e folhas verdes com freqüência.

Suplementos de vitamina C

Se você se alimenta bem e de forma equilibrada, não é necessária a suplementação de vitamina C. Caso você leve uma vida estressante e não se alimenta direito, o melhor é consultar um médico antes de tomar suplementos de vitamina C, pois o consumo excessivo da substância pode sobrecarregar os rins e até causar cálculos (pedras). Outro perigo, caso o consumo de suplementos se torne rotina, pode ser o escorbuto por rebote. Ele pode acontecer quando um indivíduo, acostumado a tomar suplementos de vitamina C, pára de ingeri-los de uma hora para outra. Os sintomas são os mesmos do escorbuto. Nestes casos, o melhor é parar aos poucos, não abruptamente.

Fonte: Revista Da Hora/Jornal Agora