Melão irrigado com água salgada

Informações da notícia

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, Rio Grande do Norte, divulgaram os resultados de um estudo sobre irrigação com água salgada. O trabalho revelou que a concentração de sal diminui o rendimento da produção de melão. Em compensação, a fruta fica mais doce.

As primeiras conclusões do estudo comprovam o que os produtores já temiam. A água com um alto teor de sal, usada para irrigar milhares de hectares de melão na região oeste do Rio Grande do Norte, diminui de 15% a 25% o rendimento do fruto na lavoura.

“Nós temos diferentes variedades sendo avaliadas. O objetivo é ver qual variedade tolera melhor as condições nas salinas”, explicou o agrônomo Francismar Medeiros.

As experiências vem sendo feitas há dez anos na fazenda na zona rural de Mossoró. De acordo com o professor Francismar, as diferenças de um melão irrigado com água doce e de outro irrigado com água um pouco salgada são imperceptíveis a olho nu. Mas fazendo a análise em cada um os pesquisadores constatam diferenças no tamanho e no teor de açúcar do fruto. O sabor de um melão irrigado com água salgada, por exemplo, é mais doce do que os outros.

“Reduz um pouco vigor, o tamanho do fruto na maioria das vezes e, como vai estar reduzido, vai estar bem concentrado o teor de sódio solúvel, o que dará mais açúcar”, esclareceu a agrônoma Maria das Graças Amâncio.

Com os primeiros resultados os pesquisadores buscam estratégias para aproveitar a água salgada, abundante na região, sem comprometer o rendimento e a qualidade do fruto. Os estudos quanto a isso já começaram. Em uma área a terra está sendo irrigada com água doce de poço profundo e com água salgada, oriunda de poço raso.

“A estratégia é tentar usar o mínimo de água doce tendo a produtividade máxima da cultura. A água doce é limitante na região. Nós temos água abundante, mas salina”, concluiu o professor Francismar.

O Rio Grande do Norte é o principal produtor brasileiro de melão.

Data Edição: 13/01/09
Fonte: Globo Rural