Bombitas (Profitelores ou Carolinas) Charito Peraza

Informações da receita
Segundo minha mãe, esta receita ela aprendeu em Bolívia com a irmã de meu pai, e fizemos no aniversario dela no lugar do cake. minha mãe amou a surpresa, é delicioso.
  • 1 xícara (chá) de água
  • 100 gramas de manteiga ou margarina
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de farinha
  • 4 ovos

Como fazer

Numa panela colocamos a água, a manteiga ou margarina e o sal e deixamos ferver mexendo constantemente até dissolver a manteiga. Acrescentamos a farinha de uma vez e deixamos cozinhar por 10 minutos. Mexendo sempre de forma enérgica (intensa) e quando notamos que a massinha se desprendeu do fundo e dos lados da parede está pronta.

Para acrescentar os ovos: Antes de acrescentar os ovos, se mexe com uma colher de pau até que esfrie a massinha. Quando a massinha já esta fria se coloca 4 ovos de um em um, batendo até que a massinha esteja lisa.

Esta preparação se coloca com uma colher de café ou (com uma manga ou seringa de confeitaria) deixando um espaço entre elas porque crescem muito.

Se levam ao forno quente (200 a 250° C) quando estão levemente douradas se abaixa a 50 graus, por aproximadamente 25 minutos. Tira do forno, e deixa esfriar.

Depois de frias se cortam com uma faquinha até a metade e as recheamos com creme chantilly, ou creme de chocolate, ou doce de leite, ou outro recheio de tua preferência.

Informações adicionais

As bombitas, também são conhecidas por profitelores ou carolinas.
Receita da minha mãe - Aida E. Peraza.

O termo correto desta massa é "Pâte à Choux" de origem francesa, feita com quatro ingredientes básicos: água (ou leite), manteiga, farinha de trigo e ovos, a massa foi inventada no século XVI, provavelmente no ano 1540 por um cozinheiro italiano levado para França por Catarina de Médici (1519 - 1589), dela nasceu vários doces famosos, tais como: o profiterole, o paris brest, o bolo sant honoré e das populares bombas de chocolate e carolinas de doce de leite e É comum pensar em bombitas na versão doce, recheados com Crème pâtissière (creme de confeiteiro), chocolate, sorvete, doce de leite entre outros, no entanto, seu recheio também pode ser salgado "confundidindo nossa mente" quando ao leva-lo à boca e esperando um sabor doce "ser surpreendido com um recheio salgado e saboroso.

O que você achou?

Sua avaliação: