Falafel Patty Jesus Duarte

Informações da receita

Como fazer

Deixe o grão-de-bico de molho por 1 noite. Coloque 1 colher de café de bicarbonato na água para que a casca fique mais mole. Cozinhe-o em água fervente com sal por 30 minutos e escorra. Disponha o grão-de-bico sobre a bancada de trabalho e retire a casca, rolando uma garrafa sobre os grãos. Coloque-os no processador com 2 dentes de alho, cominho, coentro, pimenta a gosto e salsa e bata até obter um molho homogêneo.

Pique as cebolas bem fininho e refogue-as numa frigideira com um fio de azeite. Junte o purê de grão-de-bico, coloque sal, misture, deixe pegar sabor por alguns minutos e retire do fogo. Deixe a massa repousar por 1 hora.

Molde os bolinhos de falafel usando para cada um deles 2 colheradas de creme de grão-de-bico amassado. Frite em azeite bem quente, escorra-os em papel toalha, de modo que percam o excesso de gordura, e ajuste o sal. Misture o iogurte, o tahine, o suco do limão, coado, o cominho e o dente de alho restante, picado, até que fique um molho homogêneo, e coloque sobre os bolinhos de grão-de-bico, já na mesa.

Geralmente preparado com farinha de grão-de-bico, há versões também à base de favas desidratadas. Nos países do Oriente Médio, o falafel é tradicionalmente vendido nas estradas, dentro de um pão pita, juntamente com alface, tomate e molho tahine, à base de semente de gergelim.

Informações adicionais

Fonte: A Vitrine do Sabor

O que você achou?

Sua avaliação: