Panetela Cubana na Panela de Pressão Charito Peraza

Informações da receita
Nestes dias aprendi a fazer esta receitinha com minha mãe, ela é simples mas forma de assar é diferente, se assa na panela de pressão, os convido a experimentar.

Como fazer

Separar as 5 claras das gemas e fazer um merengue, incorporar o açúcar pouco a pouco até que fique em ponto neve, logo acrescentar uma por uma as gemas, a pitada de sal, a baunilha, a canela e pouco a pouco toda a farinha e por último o fermento em pó.

Com a manteiga untar bem o fundo e as laterais da panela de pressão e para maior precaução se desejar recorte um pedaço de papel manteiga de forma circular e unte-o com manteiga, a finalidade é isolar a mistura do fundo da panela (em Cuba utilizaram umas formas de papel marrom que o chamavam de cartucho e o untavam de manteiga).

Despejar a massa dentro da panela de pressão. Tampar a panela de pressão e colocar em fogo muito baixo - ATENÇÃO - Sem a válvula por aproximadamente 25 minutos. Para comprovar se está pronta destampar a panela de pressão e revisar enfiando um palito no meio da panetela, se sair limpo já está pronta.

Para desenformar, basta vira-lá sobre um prato raso. Se quiser, pode rechear com doce de coco, marmelada e se pode cobrir com merengue ou glacê.

Informações adicionais

Como disse anteriormente, esta receita foi minha mãe que me ensinou a fazer e pelo que eu sei, este modo de assar na panela de pressão surgiu da necessidade de se economizar tudo na época mais difícil do comunismo em Cuba, tornando-se assim uma receita bem típica de Cuba, principalmente pelo modo de assar que sai do convencional. As fotos que estou enviando são de minha autoria (ou seja de Charito Peraza).

O que você achou?

Sua avaliação: