A linhaça

Informações da notícia

A linhaça é uma das únicas fontes vegetais de ômega 3, um ácido graxo que previne doenças cardiovasculares e tem papel fundamental no desenvolvimento do sistema nervoso nas crianças. “O ômega 3 é transformado em DHA, uma substância cuja falta no corpo pede levar à depressão”, revela George Guimarães, nutricionista da NutriVeg.
As fontes mais conhecidas do ômega 3 são os peixes de águas profundas e frias, como a truta, o salmão e o atum. Como o preço desses peixes, geralmente, é salgado, a opção vegetal fica realmente interessante, pois é muito mais barata. E a natureza foi generosa com a linhaça, pois 57% do óleo da semente é puro ômega 3.

Outra substância que ela apresenta em abundância é a lignana, um fitoestrôgeno que também ajuda a diminuir a TPM (tensão pré-menstrual), mas para isso tem de ser consumida regularmente. As lignanas também previnem o câncer de mama.
E para completar, a linhaça também é uma rica fonte de fibras, o que faz dela uma solução para casos de prisão de ventre. “Ela só não é indicada para pessoas com algum problema no intestino, como a diverticulite, pois os grãos pequenos podem levar a uma infecção”, explica Adriana Martins Mesquita, nutricionista do Hospital São Luiz.