Odem o tradicional prato nipônico

Informações da notícia

No país das estações bem definidas, quando chega o inverno algumas imagens são típicas: o monte Fuji coberto de neve, as cerejeiras sem nenhuma folha e... as carrocinhas de oden, o cozido popular japonês!

Como por mágica, nas esquinas, na frente da estação de metrô, perto do parque, aparecem aquelas barraquinhas, aquele cheiro irresistível de dashi (caldo base japonês feito de alga e peixe seco), e somos atraídos como moscas! Pode-se tanto consumir no local como levar para casa.

O oden esquenta a alma de qualquer um. Ele não é oferecido no verão e nem na hora do almoço, pois combina com frio, noite e sakê quente. A barraquinha tem uns 4 a 5 banquinhos e na sua frente um grande recipiente retangular com várias divisões de metal: em cada divisão um ingrediente, todos mergulhados no mesmo caldo. Você escolhe o que quer e com um longo palitinho o dono da barraquinha pega para você. É a saideira mais popular depois de uma noite de festa, mesmo depois de um restaurante francês (aqui as porções são mínimas).

Ingredientes do oden

Os ingredientes são diversos. O mais popular é o nabo: cortado em rodelas, ele équase escuro, curtido no caldo por horas, degustado com um pouco de mostarda japonesa (karashi); é maravilhoso, nos aquece por dentro. Depois vêm os mais diversos bolinhos de peixe, alguns feitos com peixe branco (hampen ou chikuwa), outros com sardinha (tsumire), alguns com lulas (ikamaki), outros com camarão (shinjo age). Dependendo da região outros ingredientes são acrescentados, como tendão de boi (suji), polvo (tako), pé de porco, batata, repolho; ultimamente em Tóquio está na moda colocar um tomate inteiro dentro do caldo (que não chega a ferver): o tomate não chega a desmanchar, e você sente que pegou profundamente o gosto do caldo.

A história do oden é antiga. Sua origem é o Dengaku, quadrados ou triângulos de tofu ou konnyaku (bolinhos de inhame konnyaku) cobertos com um molho espesso de miso e grelhados. Por ser um prato popular foram acrescentados bolinhos de peixes menos nobres como o tubarão e arraia, que eram rejeitados nos pratos japoneses. Ainda hoje várias regiões do Japão colocam miso no caldo do oden.

Carrinho de rua de oden

A média de preço de cada ingrediente é de 50 centavos de dólar, o que faz dele até hoje um prato bastante popular. Hoje em dia se vê bem menos barraquinhas nas ruas, mas em compensação, no inverno japonês, encontra-se oden em qualquer loja de conveniência – o mesmo panelão quadrado com divisórias e aquele cheiro inconfundível.