Receitas com as sobras de refeições do Jornal Hoje

Informações da notícia

Na cozinha brasileira, a máxima "nada se perde, tudo se transforma" vale e vale muito. Carne, arroz, legumes e verduras, tudo o que sobra do almoço pode render pratos deliciosos. Uma aula de reaproveitamento de alimentos ensina como transformar pratos, como a feijoada, em aperitivos. O arroz que sobra pode virar uma salada fria. Confira algumas receitas com as sobras de refeições exibida no Jornal Hoje.

 

A máxima "Nada se perde, tudo se transforma" vale muito na cozinha brasileira. Carne, arroz, legumes e verduras -tudo o que sobra do almoço pode render pratos deliciosos.

A feijoada pode virar um gostoso aperitivo, ensina o instrutor na aula de reaproveitamento de alimentos. Bata no liquidificador e leve ao fogo brando por dez minutos. “É praticamente um purê de feijão neste ponto”, diz Caetano Sobrinho, instrutor e chefe de cozinha.

Acrescente farinha de mandioca e mexa até descolar da panela. Deixe esfriar e recheie com bacon. Também dá para usar sobras de carne desfiada ou legumes. Depois, passe na farinha. “Deixe o pão dormido, aquele pão bem duro, e rale no ralador normal, sem problema. E a gente tem um tipo de farinha”, explica o instrutor.

Aí, e só fritar no óleo bem quente “Sempre sobra um pouquinho de feijoada, então eu acho perfeito. A pimenta dá um saborzinho muito bom”, revela Lidia Angelo, estudante de culinária. “Quem quiser fazer só com o feijão, eu aconselho a botar um bacon, uma linguiça para pelo menos dar um gosto mais especial ao bolinho”, indica.

O arroz de ontem vira principal ingrediente da salada fria. Sobrinhas de legumes, queijo ralado e molho de maionese, vinagre e azeite. “Este molho vai dar uma liga. Unte e forre a forma. Quem não tiver presunto, use os frios que tiver em casa ou então não usa nada. Quem não tiver um filme de PVC, acrescenta o papel alumínio embaixo e depois geladeira para ela acabar de firmar”, orienta o instrutor.

“A gente desinforma e serve pra família inteira, uma delícia. Às vezes eu faço uma salada. Simplesmente coloco numa vasilha acrescento o molho, misturo leite, manteiga e farinha de trigo”, conta.

Cubra com queijo ralado e leve ao forno até ficar gratinado dependendo da sobra dá um prato tamanho família. O frango desfiado é o recheio da quiche. A massa da torta é feita de farinha de trigo, manteiga e ovo. “Passe um filme nela e deixe meia hora na geladeira”, diz o instrutor.

Faça uma liga com creme de leite fresco e um ovo. Despeje sobre o recheio de frango desfiado e o queijo ralado. Quando o palito sair seco da massa, a quiche está pronta. “Nada vai para o lixo hoje?”, pergunta a repórter. “Não. Quando bem guardado, bem higienizado, não, com certeza”, afirma.

Saiba guardar corretamente a comida que sobra na geladeira com as orientações na nutricionista Luciana Drummond. “A feijoada, como qualquer alimento muito gorduroso, ela deve ser guardada imediatamente após o consumo na geladeira
sair rapidamente da mesa para a geladeira. Pode estar morna ainda.”

Existe um mito que a comida não pode ser guardada quente na geladeira. “Na verdade, todo alimento deve ficar no mínimo 30 minutos na temperatura ambiente e pode sim ser guardado morno. Não vai azedar. Vai gastar um pouquinho mais de energia, mas você vai ter um alimento seguro.

“Molhos a base de creme de leite, maionese, são altamente perecíveis, estragam fácil. O ideal é que você use e descarte.”

“Toda vez que você vai levar um alimento morno para a geladeira, o ideal é que você faça furos para evitar que o vapor fique dentro da embalagem, assim você não vai azedar, ou deixar destampado ou semitampado. Depois de uma hora, você deve tampar”.

“Você só deve reaquecer o alimento uma vez. Então, eu estou separando em porções menores para que eu retira apenas uma vez para reaquecer os alimentos.”

“É a melhor maneira. E o que sobrou em maior quantidade deve ser dividido em porções pra não sobrar de novo. Só se pode requentar uma vez.”

“Para guardar os alimentos na geladeira, o ideal é que você faça uma etiqueta. Coloque o nome do produto porque às vezes no corre-corre do dia-a-dia você, até você ver o que tem na geladeira. Coloque o nome do produto e a data de validade, que é o dia que você fez o produto e o ideal é que ele só fique na geladeira três dias. O filé de frango, o molho do macarrão o ideal é que você coloque na prateleira de cima porque ela resfria o alimento melhor. Já no caso de alimentos médios, você coloca nas prateleiras medianas. O macarrão, o ideal é que você coloque separado do molho. Já as saladas e doce você pode colocar na prateleira debaixo.”

Fonte: Jornal Hoje