História do Sorvete

Informações da notícia

Consta que os primeiros indícios da existência do sorvete, data dos tempos do imperador Nero, na Roma antiga, pôr volta de 60 da nossa era. Naquela época, os soldados traziam o gelo das montanhas nevadas, que eram adicionados ao mel, frutas e néctar, para que Nero se deliciasse.

Quando Marco Pólo viajou ao Oriente é que foi ter notícias novamente desta delícia que também é um alimento, pôr volta do século 13. Nesta época já se adicionava ao gelo o leite aumentando seu valor nutritivo. Marco Pólo então retornando a Itália trouxe consigo esta receita, o que os europeus adoraram e aprovaram, esta novidade se espalhou pôr toda a Europa, em pouco tempo o sorvete era servido nas principais cortes.

Ainda sendo alimento dos nobres, pois o gelo continuava a ser trazido das montanhas e era conservado com muita dificuldade e pôr pouco tempo. Da Europa se espalhou pelo mundo, chegou aos Estados Unidos, onde se tem registro de que em 1777 já era conhecido, e produzido regulamente a partir de 1851.

No Brasil, embora os nobres portugueses da côrte imperial pudessem tê-lo saboreado na Europa, o sorvete só se tornou conhecido em 1934, quando o navio americano Madagascar chegou ao Rio de Janeiro, com mais de duzentas toneladas de gelo. Dois comerciantes, compraram a carga toda e antes que derretesse tudo, criaram várias receitas com a frutas nativas e venderam rapidinho!

Hoje são muitos os comerciantes que fazem deste gelado e saboroso alimento, sua fonte de renda e não se cansam de trabalhar para oferecer a seus clientes sempre o melhor.