Os benefícios das frutas vermelhas

Informações da notícia

Fácil de encontrar nesta época do ano, o morango, juntamente com a amora, a framboesa e o mirtilo, faz parte do grupo conhecido como frutas vermelhas. Muito apreciadas em doces e geléias, essas frutas são ricas em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C. “Em 100g de morango, por exemplo, temos 70mg de vitamina C. Isso corresponde a 116% das necessidades diárias de uma pessoa”, afirma Patrícia Modesto, nutricionista do Hospital Albert Einstein.
E os benefícios não param por aí. “Como as frutas vermelhas têm a pigmentação roxa escura, possuem alto teor de antioxidantes, que combatem os radicais livres”, diz. Além disso, têm fitoquímicos e bioflavanóides. “Essas substâncias podem prevenir problemas cardiovasculares, atuar contra o envelhecimento e aumentar e imunidade”, explica Patrícia.

No entanto, não fique pensando que se entupir de geléia de amora vai deixa-la mais saudável. “As frutas perdem muitas de suas propriedades no processo de cozimento. A melhor forma de consumo é mesmo ao natural”, diz Anita Sachs, chefe da disciplina de nutrição e professora do departamento de medicina preventiva da Unifesp. Segundo ela, consumir as frutas em forma de polpa congelada também não é o ideal, pois há perda de fibras.
Para as crianças, que costumam gostar das frutas vermelhas, em especial do morango, também vai um alerta. “Não são frutas muito recomendadas para crianças pequenas, por conta da grande quantidade de agrotóxico”, explica Anita. “Ao lavar, podemos eliminar um pouco da substância, mas a maior parte permanece na fruta”, pontua.

Fonte http://www.comunidadediabetes.com.br/alimentacao42.php