Limpeza do seu Fogão

Informações da dica

limpando fogãoPara facilitar a limpeza das bocas do fogão, ferva-as com água, sal, vinagre, gotas de limão e sabão em pó. Depois, esfregue com esponja de aço, que as manchas sairão mais rápido. Cubra toda a chapa do fogão, deixando apenas as bocas descobertas, com uma folha de papel de alumínio.

Isto evita que suje, conservando a pintura e o esmalte do fogão. Se o seu fogão estiver muito sujo, limpe com água e um pouco de bicarbonato de sódio. A sujidade sairá mais rápido.

Mais Dicas & Manutenção

Apesar das cozinhas terem um local determinado para o fogão...certifique-se de que haja circulação de ar em volta do fogão a gás. Uma escassa ventilação produz falta de oxigênio. Em caso de dúvida, peça orientação ao instalador.

  1. Instale o fogão afastado de objetos combustíveis ou pouco resistentes a calor. Evite a instalação próxima a materiais inflamáveis (por exemplo, cortinas, panos de cozinha, etc.).
  2. Mantenha o fogão com uma distância mínima de 5 cm das paredes e móveis.
  3. Armários, coifas e teto devem ficar no mínimo a 85 cm de distancia das bocas do fogão.
  4. Não instale prateleiras acima do fogão
  5. Não instale o fogão em frente a portas ou janelas, evitando assim a possibilidade do vento apagar a chama e o consequente escapamento do gás.

Fogão Novo

Antes de utilizar um fogão novo, é preciso remover com cuidado a película plástica que recobre e protege a mesa. Após retirá-la, utilize um removedor caseiro e um pano macio para eliminar totalmente a substância adesiva, evitando que a mesma manche o inox.

Forno autolimpante

No forno autolimpante as paredes internas, são revestidas com um tipo de esmalte microporoso, que submetido a altas temperaturas, reage com a gordura, eliminando as manchas de óleo e gordura, normais após o uso de um forno.

Para não saturar o revestimento autolimpante os fabricantes recomendam intercalar alimentos gordurosos com outros sem gorduras;

Evite riscos nas paredes do forno, para não estragar a capacidade autolimpante.

Evite problemas

Os orifícios na base do forno não devem jamais ser obstruídos. Não revestir as paredes do forno com folhas de papel de alumínio, principalmente a parede inferior do interior do mesmo.

Ligue seu fogão a uma tomada exclusiva, não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim).

Caso sejam necessários reparos, não tente solucionar o problema. Reparos feitos por pessoas não qualificadas podem provocar danos ao usuário/aparelho.

Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, verifique se possuem a identificação do INMETRO (NBR) gravada. Não use outro tipo de material.

Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso. Atenção:

  • Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão.
  • Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão.
  • Não tente eliminar vazamento de maneira improvisada (com sabão, cera, etc.).

Economia

Instale o fogão em um local protegido de correntes de ar. Quando a água começar a ferver, reduza a chama. Continuar com o fogo alto não esquentará mais a água, apenas tornará mais rápida a sua evaporação. Regule o fogão quando as chamas se tornarem amareladas e emitirem ruídos.

Tampe a panela para evitar perda de água e calor. Prefira as panelas de fundo largo. Elas aproveitam melhor o calor da chama.

Acendendo o forno

Para acender o forno: abra a porta do forno, acenda o fósforo e, por último, abra o gás. Abrir o gás para o forno, sem o imediato acendimento, provoca acúmulo de gás em seu interior e o risco de explosão.

Caso não consiga acender de imediato , feche o registro, deixe o forno aberto e aguarde alguns minutos antes de tentar de novo.

Churrasco Grelha

Antes de usar sua grelha de churrasco, pulverize-a bastante com óleo vegetal.

Limpeza do fogão

Desligue o fogão da tomada e deixe-o esfriar sempre que fizer limpeza ou manutenção. Nunca desligue o fogão da tomada puxando pelo cabo elétrico. Use o plugue.

  1. Use esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxaguando logo após com pano seco e macio;
  2. Não use ácidos, abrasivos, produtos tóxicos, bombril ou palha de aço.
  3. Nunca use esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúscula partículas que podem vir a provocar manchas.
  4. Não jogue água enquanto o fogão ainda estiver quente, mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais, podendo até rachar o esmalte;
  5. Nunca jogue água nos queimadores. Isto provoca o aparecimento de ferrugem. Limpe com esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxugando com pano macio logo após;
  6. Verifique se os furos dos queimadores não estão entupidos. Com um palito de madeira ou nylon.

Forno autolimpante limpeza

  1. Com o forno ainda morno, remova o excesso de gordura, usando um pano úmido ou uma esponja macia... sem esfregar.
  2. Após esfriar passar um pano úmido no teto do forno, sem esfregar.
  3. Nunca utilize materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas, raspadeira ou produtos de limpeza a base de silicone.
  4. Não use produtos comerciais para limpeza de fornos, podem estragar o revestimento autolimpante.
  5. Aumente os períodos de limpeza caso o forno não seja usado constantemente.

Como limpar o aço inox usado em fogões?

Simplesmente esfregue com um pano úmido ou esponja de náilon depois de cada uso. Para remover gorduras e manchas mais resistentes, faça a limpeza utilizando detergente comum.

Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza dos componentes em inox do seu fogão: além de arranhar as partes polidas, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.

Periodicamente, faça a limpeza completa, inclusive no aparador de óleo, forno, grelha da coifa e outros componentes.

Podem aparecer manchas na mesa de aço inoxidável do fogão?

Para evitar o aparecimento de manchas, o procedimento correto é lavar sempre com esponja de náilon com água e sabão neutro após o uso.

Podem aparecer óxidos na mesa de aço inoxidável do fogão?

Não. Às vezes, nas regiões próximas aos queimadores aparece uma coloração amarela.

São óxidos formados a uma temperatura elevada, que não devem aparecer quando há uma boa regulagem dos queimadores ou com uma distância adequada entre os queimadores e a mesa de inox, o que deve ser previsto no projeto do fogão.

Em cidades à beira-mar, devido à agressividade da maresia, caso o fogão fique um tempo prolongado sem utilização, o correto é cobri-lo com um plástico.

Mais dicas