6º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento

Informações da notícia

festival gastronomico

De 16 a 30 de junho de 2010 sinta o sabor de ser brasileiro

Um dos principais destinos turísticos e histórico cultural do Brasil hoje é também um grande centro de diversidade gastronômica

Há 510 anos a Costa do Descobrimento, recebe as influências de povos que se encantam com nossas belezas, dês de que os Portugueses chegaram e se instalaram não faltaram visitantes, e hoje o berço do Brasil é um dos maiores destinos turísticos do país.
Pessoas do mundo todo, com seus mais diferentes hábitos e culturas nos visitam, e se encantam com esta fantástica reunião de beleza natural, história, gastronomia, lazer, ecoturismo, negócios; uma completíssima estrutura de serviços: rede hoteleira, receptivos, locadoras de veículos, rede bancária, atendimento à saúde e segurança, aliados à facilidade de acesso por qualquer via (terra, ar – Aeroporto Internacional – e mar).

Graças a esta natural diversidade cultural, gerada pela chegada e permanência de estrangeiros, a região da Costa do Descobrimento com sua variedade e qualidade de opções, desde a tradicional comida baiana até o melhor da culinária nacional e internacional, apresenta indiscutivelmente um potencial gastronômico com capacidade incalculável para o incremento do turismo. 

O uso da gastronomia como forma de incremento turístico tem mostrado resultados efetivamente positivos em países da Europa e América Central, se juntarmos o fato de no Brasil o segmento de restaurantes, bares e similares já representarem 40% (quarenta por cento) do PIB do turismo, com o notório potencial da Costa do Descobrimento, temos a receita perfeita.

Os 16 dias do FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO estão aí para evidenciar esta receita de sucesso.

O FESTIVAL

UMA TRADIÇÃO DE SUCESSO
O FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO conquistou público e empresariado desde sua primeira edição.
No primeiro ano mais de 1.500 pessoas experimentaram as receitas especiais do festival, em 2009 somaram-se mais de 11.000 pratos vendidos, um incremento de mais de 100% ao ano.

OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Registrado o sucesso das cinco primeiras edições do Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento (2005 a 2009), que tornou o evento em tão pouco tempo referencia de organização e importância turística, com notável movimentação de pessoas e recursos na região da Costa do Descobrimento, objetiva-se com mais esta realização envolver e gerar negócios para os restaurantes participantes, seus fornecedores e todo trade turístico desta região. Para que este objetivo seja alcançado é necessário focar num outro da mesma importância que é gerar satisfação e encantamento a todos que visitam e participam do evento.

O TEMA 2010

Em sua 6ª edição o Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento trabalha um tema de todos nós - “BRASILIDADE”, nada mais próprio para unir COPA DO MUNDO e SÃO JOÃO na COSTA DO DESCOBRIMENTO.

Este é o ano do Brasil na África do Sul! Já houve Ano do Brasil na França, na Itália, no Japão... e cada vez mais os anos são “Do Brasil”, é o Brasil no mundo, divulgando o trabalho e a riqueza da cultura brasileira.

Design brasileiro em Milão, artesões brasileiros pelo mundo todo. Carnaval de Carlinhos Brown nas ruas de Madri – com mais de 1 milhão de pessoas, Paulo Coelho campeão de vendas em toda a Europa; “Brasilian Day” na maior capital financeira do mundo. As lojas brasileiras fazendo sucesso entre os “Queridinhos da América!"...

Muito mais do que nós brasileiros acreditamos, o “Produto Brasil” se destaca cada vez mais pelo mundo afora, seja na música, nas artes, na moda de vestir ou de revestir, na gastronomia.

Diferentemente de outros países que se vendem pela questão custo, nós nos vendemos pelas nossas cores, nossa criatividade, nossa alma livre, nossa leveza, que representam cada vez mais nosso jeito de ser, um caráter único, mas criado por uma infinidade de misturas, e misturas e misturas.

É essa mistura de raças, que formou uma raça “Tão” única, tão exclusiva, que quando estamos lá fora todos sabem de onde somos, - “São Brasileiros, gente simpática, feliz, cheia de ginga e de sabedoria”.
Terra de comida boa, de norte a sul.
Nós, só nós conseguimos ter dentro de um único país a culinária do MUNDO TODO.
Conseguimos deixar de ser o mundo do carnaval, das mulatas, da caipirinha, para ser o mundo do inusitado, da real novidade, do novo e com a graça de Deus que também dizem ser Brasileiro; o país desejado pelo mundo.

Em fim, já que estamos deixando de ser os "copiadores" para sermos os inspiradores, vamos inspirar sabores, vamos respirar cultura e expirar deleite, vamos nos deliciar com as possibilidades gastronômicas que esta terra verde e amarela nos oferece em todas as cores.

E já que estamos falando de Brasilidade, a culpa é da Costa do Descobrimento, não fossem estas costas de águas calmas este país abençoado não teria sido descoberto!

AS AVENTURAS GASTRONOMICAS PROGRAMADAS

São tantas atividades programadas que dá a sensação que estes 510 anos foram poucos para tanta criatividade.

Nos “Roteiros Gastronômicos” selecionados restaurantes, de diferentes especialidades, traduzem “Brasilidade” ao mostrar a rica influencia de cultura que nossa culinária sofre em função das mais variadas “nacionalidades que aportaram e ainda aportam” no Brasil, e especialmente nesta região, desde 1.500. São trinta novas receitas criadas especialmente para o Festival.

Além de nossa culinária apresentada pelos restaurantes a “Cidade da Cultura e Gastronomia”, no bucólico Arraial d’Ajuda, mostra num acolhimento todo especial a diversidade da cultura brasileira – musica, cinema, teatro, artesanato e manifestações culturais afro-indígenas, tudo num “largo publico”, disponível a quem vier.

Tem Cheff na Praça” é uma sensacional ação da Escola Gastronômica, também montada na cidade cenográfica e que da oportunidade a qualquer um de ser, pelo menos por alguns momentos, um verdadeiro “Cheff” – oficinas de culinária; palestras e demonstrações de manuseio e...hum! degustações, tudo que dá prazer a quem curte comer bem.

Os “Festins”, glamurosos jantares produzidos por Cheffs conhecidos internacionalmente são sem duvida um verdadeiro “intercambio cultural gastronômico”. Assim como os melhores desfiles de moda os Festins mostram as tendências da alta gastronomia mundial.

Por falar em tendências, o “Seminário Tendências da Gastronomia” mostrará os caminhos da gastronomia nos próximos 10 anos – Como estaremos em 2020?

Um duelo prá lá de amigável, assim é o “Desafio dos Cheffs” que em praça publica testa de forma criativa e divertida as habilidades de profissionais e gourmets de finais de semana.

E o que mais falar de “A Maior Moqueca do Mundo”? Na ultima edição nada menos que 2.000 pessoas degustaram a iguaria. O emocionante depoimento do Cheff  Márcio Moreira Santos nos inibe a fazer qualquer outra delonga.

Quando a união faz a força, ela também faz a diferença.

O que vi no FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO foi a parceria de toda uma comunidade em melhorar todo o conjunto de uma obra.

Sabores e aromas dos quatros cantos do mundo se espalhavam por todas as cidades envolvidas no projeto.

Receitas inusitadas e ingredientes ainda não explorados comercialmente fizeram a  diferença deste evento. E o que falar da “Maior Moqueca do Mundo”, simplesmente a coisa mais linda que já vi. Lembrei  da passagem da bíblia sobre a multiplicação dos peixes

“Certa vez estava Jesus longe das aldeias e estava com ele uma multidão. E como já era tarde Jesus disse aos seus discípulos que dessem comida para a multidão.Mas os seus discípulos disseram:
- Temos apenas cinco pães e dois peixes e são muitas as pessoas.
Então, Jesus pegou os pães e os peixes, fez uma oração dando graças ao Senhor e, os pães e os peixes se multiplicaram e todos que estavam ali comeram e ficaram satisfeitos e, ainda sobrou”. Mateus 14:13-21

Quando parecia acabar, mais peixes chegavam para entrar na panela. E que lindo ver todos sem distinção de raça ,cor , credo, reunidos numa mesma mesa se alimentando. Esta cena se perpetuará na minha mente.

Parabéns aos organizadores e os donos de restaurantes que abraçaram esta causa com o intuito  de preservar a cultura de uma cidade, numa época em que parece que a cultura está  cada vez mais inacessível para as pessoas.

Obrigado por me deixarem fazer parte desta celebração gastronômica, onde tive a oportunidade de adquirir mais conhecimento e experiência de vida.

Cheff Márcio Moreira Santos

ALGUMAS OUTRAS OPNIÕES DE QUEM JÁ PARTICIPOU

"É fundamental para a gastronomia brasileira valorizarmos nossos ingredientes e olharmos para nosso passado. O Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento promove uma fusão entre as cozinhas portuguesa e indígena, estimulando o uso de ingredientes locais, envolvendo Cheffs de diferentes regiões do Brasil, que durante alguns dias tem a oportunidade de fazer um verdadeiro intercâmbio cultural com os profissionais da região. Toda organização está de parabéns por ter conseguido fazer acontecer neste espaço de tempo diversas atividades gastronômicas conseguindo reunir toda população da região. Da Maior Moqueca do Mundo aos Festins, tudo foi muito bem cuidado e organizado.Fico feliz por ter participado deste evento”                 Chef Flávia Quaresma
...“particularmente fiquei surpreso, pois desconhecia-o; Quando digo que fiquei surpreso, leia-se, bastante surpreso positivamente, no que diz-respeito a estrutura do evento, a amplitude e o apelo sociocultural de inclusão, (isto em uma região historicamente com falta de infra-estruturas e mão de obra para eventos deste porte!); Achei a equipe em geral, primorosa, do primeiro ao ultimo, cabendo destacar o primor, capricho, cultura, carinho e profissionalismo ...simplesmente...impecáveis”

Chef Alessandro Segatto

Maiores informações: www.festivalgastronomico.com.br (73) 3288-6722