A Páscoa está chegando

Informações da notícia

Durante muito tempo as pessoas acreditaram que os portadores de diabetes não poderiam participar dessas comemorações e aproveitar suas delícias. Hoje se sabe que eles também podem comer, mas com moderação. O importante é manter uma alimentação variada, e aprender quando e quanto chocolate ingerir, afirma a nutricionista Associação de Diabetes Juvenil – ADJ, Gabriela Reis Diccini.

O chocolate tem carboidrato em sua composição, o que é muito benéfico, pois fornece energia para a realização das atividades diárias, mas por outro lado, é um perigo para os portadores de diabetes: aproximadamente 95% de sua composição transforma-se em açúcar no organismo. “É importante que o consumo seja feito esporadicamente, pois além de ter muito carboidrato, é altamente calórico e eleva a glicemia em 100%”, complementa a nutricionista.
Além de carboidrato, o chocolate é composto de minerais como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio. Possui efeito estimulante, devido à presença das substâncias metilxantinas, como a teobromina e a cafeína. Por isso, quando você come chocolate e acha que por isso o seu humor melhora, saiba que não é só impressão. Nutrientes como o magnésio, triptofano e carboidratos, favorecem a síntese da serotonina, um neurotransmissor que exerce efeitos no sistema nervoso.

Cuidados com o consumo do chocolate

Nesta época do ano, você vai encontrar em supermercados e lojas uma infinidade de produtos. Mas qual o portador de diabetes deve ingerir: normal, diet, light ou amargo? O diet é isento de sacarose, o açúcar branco, portanto, indicado para os portadores de diabetes. Com menor quantidade de carboidratos, o light, apesar de não ter sacarose, possui a lactose, que é o açúcar do leite, ideal para quem quer restringir a quantidade de gordura na alimentação. O chocolate amargo, se comparado com o ao leite, contém mais cacau e menos açúcar e leite. Já o branco é o menos indicado, pois tem mais gordura que todos os outros.
Apesar de agradável ao paladar, o chocolate é altamente calórico. “Em apenas 100g encontramos aproximadamente 500 calorias”, esclarece Diccini. Além disso, a gordura da manteiga de cacau possui ácidos graxos saturados, que são responsáveis pelo aumento do colesterol no sangue. A nutricionista lembra também que, por possuir elevada quantidade de carboidratos, gordura e cafeína, deve ser evitada por quem tem hipertensão. Ele pode ainda desencadear enxaqueca ou alergia em pessoas com maior sensibilidade.
É preciso atenção na quantidade ingerida, tanto de chocolate diet como normal, pois ambos elevam a glicemia. Na composição do chocolate diet é retirado o açúcar branco, a sacarose, e em seu lugar é colocada a gordura saturada. Lembre-se de que não é indicado comer o chocolate junto com as refeições, mas substituí-lo por lanches no meio da manhã ou da tarde.

Outro alimento muito comum nesta época do ano são as colombas, que devem ser consumidas como substituição de carboidratos, por exemplo, o pão no café-da-manhã e não após o almoço, pois assim ultrapassará a quantidade de carboidratos ingeridos.