Certo e o Errado na Alimentação das Crianças

Informações da notícia

Se você é mãe e acha que ao recompensar seu filho com uma barra de chocolate, ou com balas, ou com qualquer outro tipo de guloseima só porque você o obrigou a comer legumes e vegetais na hora do jantar você estará agindo de forma correta?

Se sua resposta é sim é melhor tomar cuidado, já que está prática pode causar diversos males no futuro dessa criança. “A mãe não deve de forma alguma obrigar a criança a comer qualquer tipo de alimento, porém deve ser firme. Ao oferecer guloseimas como moeda de troca na alimentação ou como prêmio ou castigo ela estará jogando em cima da criança uma carga emocional muito grande”, ensina a nutricionista Helena Bernardo.

A nutricionista ainda explica que esse tipo de alimento deve ser consumido sem excessos e também é importante que os pais coloquem alguns limites. “No final de semana seria permitido algumas coisas ou em um dia da semana a criança poderia levar como lanche para a escola.

É de suma importância determinar um dia da semana para o consumo das guloseimas. Fazer um acordo com a criança é super importante. Nada impositivo, porém negociado”.

Para a especialista, a criança que não vive sem esse tipo de alimento foi mal acostumada pela mãe, que compra as guloseimas e deixa disponível em um lugar com fácil acesso. Ela ainda lembra que os pais são como modelos para as crianças, inclusive na alimentação.

“Se a mãe tiver o hábito de comer bastante saladas e verduras, com certeza a criança vai comer bem também esses alimentos. A criança não come só do que gosta e, sim, gosta do que come”.

Segundo a nutricionista para fazer com que a criança deixe de lado o hábito de comer as guloseimas é necessário que seja feito um trabalho abrangente de reeducação alimentar, inclusive dentro da própria casa.

“Existem vários alimentos que podem substituir estas guloseimas, principalmente aqueles que contém menos gorduras e açúcares”. Para Helena é indispensável que os pais procurem um profissional que os oriente nesta mudança de hábito.