Chá gelado para o verão no Jornal Hoje

Informações da notícia

Confira abaixo a reportagem sobre chá gelado exibida no Jornal Hoje em 08/02/10

O "chá preto" pode ficar com sabor suave... “O segredinho do chá preto é justamente o tempo de infusão: no máximo três minutos. Após este tempo o chá começa a liberar uma substância chamada tanino, que é justamente o que dá o amargor do chá”, orienta Mariana Pires Coutinho, dona de casa de chá.

Cuidado com o ponto da água na hora de fazer a infusão. “Quando surgirem as primeiras bolhinhas, desligue o fogo para utilizar a água quente”, alerta.

É possível usar também saches. “Deixar por oito minutos em infusão. Para beber na hora, gelado, a gente utiliza o dobro da concentração, porque daí a gente vai colocar bastante gelo no copo, que vai diluir a concentração do chá”, explica.

O chá gelado de frutas vermelhas como o morango, desidratadas ou em sachê, vira drink se você substituir a água gasosa por um pouco de espumante. Chá de maçã evita a retenção de líquidos.

“Retire a casca da maçã, coloque pra ferver junto com os cravos e a canela. Coe e utiliza o chá”, ensina.

Abacaxi em pedaços e anis. “O anis estrelado é uma especiaria, você encontra em qualquer mercado. Uma colher de sobremesa do abacaxi picadinho já com o anis estrelado. Coloca em infusão na água quente e deixe ferver por dez minutos, desligue o fogo e coe”.

Misture com gelo e água gasosa. “Um terço de xícara de água gasosa. Acrescente umas folinhas de hortelã que deixa ele com um sabor mais mentolado, mas refrescante, aí é só adoçar”.

O chá gelado de frutas pode virar ainda um coquetel: é só bater com um copo de iogurte natural ou com sorvete. Neste caso, use o sorvete de creme, que é mais suave e não interfere tanto no sabor do chá.

A medida para uma xícara são seis colheres de sobremesa. Bata até ficar cremoso.

Fonte: Jornal Hoje