Como conservar os alimentos na geladeira

Informações da notícia

Confira a matéria exibida no Jornal Hoje de 04/08/09 e aprenda conservar por mais tempo os alimentos na geladeira. Mais de seis milhões de pessoas moram sozinhas no Brasil, segundo o IBGE. Essa multidão de brasileiros tem um desafio diário, organizar a geladeira e preparar a comida na medida certa.

Rodrigo está fazendo uma reeducação alimentar e prepara a maioria das refeições em casa.

Separar em potes ou sacos plásticos é o certo, diz a engenheira de alimentos, mas o ideal é ralar os legumes na hora de comer, cortar em cubos dobra o tempo de validade do produto.

“Cruas demora de dois a quatro dias de validade, se for cozido num tempo máximo de 48 horas”, comenta Cristina de Oliveira, engenheira de alimentos.

Mas atenção: este tempo não vale para os que têm uma quantidade maior de água como pepino, pimentão e tomate. “Daí não deve ultrapassar 24 horas”, explica.

As folhas devem ser guardadas secas. Se alguma estragar é preciso higienizar as outras de novo em água sanitária. Rodrigo errava também ao guardar as frutas descobertas. “As frutas que têm uma quantidade de suco menor, ela duram de dois a quatro dias”, diz.

Molhos sempre devem ficar em embalagens de vidro por no máximo dois dias. Rodrigo agora vai deixar também de fazer o arroz pra semana inteira. “Você faz ele pré-cozido e a cada refeição você tira e termina o cozimento daquele arroz. Um arroz que iria durar três dias se tivesse totalmente cozido, vai passar pra cinco a sete dias na geladeira. Não congele o arroz”, orienta.

Se você organizar bem a geladeira, os alimentos ficam fresquinhos por mais tempo. Na porta, por exemplo, que a gente abre e fecha com frequência, a variação de temperatura é maior. Então, o ideal é deixar somente água e suco.

Na prateleira superior, carnes e derivados de leite porque a proteína se deteriora mais rapidamente. “Carboidratos como arroz macarrão feijão a gente colocar na parte intermediária e consumir em no máximo três dias”, diz.

“Batatas ou massas com molho ou que levou ovos ou leite no máximo 24 horas. E legumes e frutas na parte de baixo”, esclarece.

“Facilita em economiza tempo e ter uma alimentação mais saudável”, declara Rodrigo.

Você viu como organizar melhor a sua geladeira. A nutricionista Luciana Drumond mostra que aquelas sobras da refeição podem ser muito bem reaproveitadas se congeladas corretamente.

Coloque a pizza em um recipiente sem tampa no freezer por uma hora. Retire e coloque ou numa embalagem individual, separando as fatias, ou num saco plástico próprio para alimentos. Ele dura em média quatro meses. No caso da pizza, você pode retirar e levar direto ao forno quando for consumir.

O processo de congelamento do pão francês é bem simples também. Coloque-o direto no saco plástico para alimentos, tire bastante o ar, leve para o freezer, deixe fechado durante duas horas. O pão dura quatro meses.

E para descongelar deixe por no mínimo uma hora na parte de baixo da geladeira e retire. Para ele ficar bem crocante envolva com um papel alumínio e coloque no forno.

Ante de congelar o molho deixe resfriar um pouco na geladeira. Para congelar você pode colocá-lo em forminhas de gelo. Tampe as forminhas e leve durante uma hora no freezer. Retire depois deste tempo e coloque os cubinhos em embalagens plásticas individualizadas. Depois mantenha no freezer.

Com o café do dia podemos fazer uma sobremesa. Coloque em formas de gelo. Depois que estiver congelado junte quatro cubos de café, 60 gramas de sorvete de creme, duas a quatro colheres de sopa de leite condensado e meio copo de leite. Bata tudo no liquidificador e está pronto.

Fonte: Jornal Hoje