Fibras

Informações da notícia

Alimentar-se bem é essencial para a manutenção da saúde e para o bom funcionamento dos órgãos. Contudo, existem algumas substâncias que são significativamente importantes para a prevenção de algumas doenças. É o caso das fibras. Caracterizada por ser um polissacarídeo, ela é vital, por exemplo, para o trânsito intestinal.

“As fibras aumentam o volume de evacuações, regulam o tempo da digestão e diminuem a pressão da luz intestinal”, explica Luciana Zuolo Coppini, nutricionista do GANEP Nutrição Humana. “Além disso, protegem o organismo e contribuem para o tratamento de afecções, como o diabete mellitus, dislipidemias, diverculites, hemorróidas, câncer de colo do útero e obesidade. Inclusive podem ser aliadas da boa forma, durante dietas de emagrecimento”.

Em geral, os alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais, são ricas fontes de fibras alimentares. No entanto, por desconhecimento, muitas pessoas preparam estes produtos de maneira inadequada, fazendo com que as propriedades e benefícios sejam desperdiçados.

Saiba como aproveitar as fibras

Na hora de preparar a comida, temperos e detalhes especiais fazem toda a diferença e não apenas no sabor. É preciso conhecer os valores nutritivos e propriedades de cada produto para que, além de gostosos, sejam saudáveis e benéficos ao organismo.
“Ao comer uma fruta, muitas pessoas têm a predileção por descascá-la. Tal preferência pode ser prejudicial ao aproveitamento das fibras que, frequentemente, estão concentradas nessa parte do alimento. Outro hábito que interfere no consumo é cozinhar os alimentos. Quando cozidos, os vegetais têm a estrutura da fibra modificada”, ressalta a nutricionista Luciana Coppini.

A fibra, antes insolúvel, passa a ser solúvel após o cozimento do alimento, o que interfere na potencialidadea. Por isso, dê preferência a alimentos e legumes crus e vegetais folhosos, como alface, agrião, escarola, repolho, entre outros.
“O mais adequado é consumir de 25 a 30 gramas diariamente. Para tanto, abuse dos alimentos integrais e evite refinados, como os pratos preparados com farinhas. Não consumir fibras regularmente pode contribuir para problemas intestinais, como dor e desconfortos durante a digestão e eliminação de fezes”.

Conheça algumas fontes de fibras

Legumes (1 concha) Quantidade de fibras (g)

Soja cozida 1,2
Lentilha cozida 3
Grão de bico cozido 2,91
Feijão cozido 4,51

Alimentos integrais Quantidade de fibras (g)

Torrada (40g) 0,6
Farelo de trigo (16g) 0,94
Arroz (100g) 2,41
Biscoito (20g) 2,47
Aveia em flocos (20g) 3,06
Barra de cereais (25g) 2,4
Granola (30g) 3
Farelo de aveia (20g) 3,3
Cereal a base de trigo (25g) 8
Pão de forma (1 fatia) 2,78
Pão de forma com centeio (1 fatia) 1,91
Pão de forma com aveia (1 fatia) 0,75

Fonte http://www.comunidadediabetes.com.br/alimentacao39.php