O melhor pão do Brasil

Informações da notícia

Qual é o melhor pão do Brasil? Um concurso nacional mostra que o campeão é do Pará. O vice, de Brasília. Nas duas receitas, um segredo em comum: produtos regionais para enriquecer o sabor.

Confira abaixo a matéria exibida no Jornal Hoje sobre o concurso nacional do melhor pão do Brasil.

A padaria é pequena, mas é de lá sai o segundo melhor pão do país. Um dos segredos do pão tropical é a mandioca usada na massa. “O pão fica por mais tempo mais macio”, diz o padeiro Itamar Saraiva.

No recheio, abacaxi, mel e castanhas de caju, do Pará e de Baru, típica do cerrado. Mistura testada várias vezes até encontrar o ponto certo.

“Eu nunca fiz nenhum curso nessa área. O que a gente faz é experimentar mesmo, ter uma sensibilidade pra ver o que combina”, afirma o padeiro.

Capricho também na apresentação e pronto: é só ir para o forno. O pão tropical recebeu aplausos de um júri especializado em panificação e confeitaria. A gente vai descobrir se ele também vai ser aprovado por quem vai à padaria todo dia.

“Esse pão tem um sabor inigualável, maravilhoso”, diz uma cliente.

“Uma delícia”, diz uma outra cliente.

Imagine, então, como é o pão mais gostoso do Brasil, feito no estado do Pará.

O padeiro de Belém foi buscar numa fruta da Amazônia, ainda pouco conhecida no Brasil, o sabor que fez do pão dele o campeão. A rosca de bacuri foi feita com uma fruta que conquistou o paladar dos jurados.

“O talento do padeiro influi, mas o que nos deu a vitória sem dúvida foi o sabor do bacuri”, diz o padeiro Adilson Pereira dos Santos.

Adilson usa a polpa do bacuri para fazer o doce que vai no recheio do pão.

“O bacuri é rico em ferro, fósforo, cálcio e vitamina C. Além do excelente sabor é um produto nutritivo”, afirma Adilson.

Depois de assado, o pão ainda é decorado com castanhas-do-pará. Logo se tornou um sucesso de vendas na pequena padaria. Quem prova, vira freguês.

“Achei excelente”, diz um cliente.

“Ficou uma delícia, ficou uma delícia.", diz um outro.

Receita do sucesso do melhor pão do Brasil

Fonte: Jornal Hoje