Os benefícios dos cereais na alimentação

Informações da notícia

Os cereais são excelente fonte de carboidratos e podem ser integrais ou refinados:

- Cereais refinados: possuem menor concentração de nutrientes (como vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios), decorrente do processo de refinamento. A película protetora do alimento é retirada restando basicamente o amido.

- Cereais integrais: são aqueles que não foram processados. São recobertos por uma película que preserva as propriedades nutritivas do alimento.

- Devem ser consumidos no contexto de uma alimentação equilibrada, ou seja, como um dos componentes da refeição. Produtos integrais aumentam a sensação de saciedade, durante a refeição, por isso, a sensação de fome demora a voltar. Outro benefício dos cereais integrais está ligado à prevenção de problemas intestinais, como a prisão de ventre, além disso, reduzem o risco de doenças cardiovasculares (através da diminuição das taxas de colesterol).

- Fazem parte deste grupo alimentos como: arroz integral, trigo, aveia, milho e cevada, entre outros. A linhaça dourada é um exemplo de cereal fonte de fibras e de baixo índice glicêmico. Pode ser consumida moída com frutas, iogurtes ou até salpicada na própria comida. Importante fonte de ômega 3 (substância que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e diminui a resistência à insulina).

Os grãos integrais:

- São fonte de triptofano (aminoácido responsável pela síntese de serotonina) que auxilia no controle da ansiedade, do humor, da dor e no sono. Algumas pesquisas demonstram, ainda, que o triptofano também regula o apetite.

- É importante variar. Nas refeições principais, pode ser feito um rodízio entre o arroz integral, o trigo em grão e o centeio. Para os lanches, aveia e milho. A vantagem da alternância é ter uma dieta mais diversificada.

- Diminuem os picos de glicose sangüínea após uma refeição, quando consumidos na proporção adequada à cada indivíduo.

Fique atento:

- Escolha os alimentos que citem ingredientes integrais no rótulo e observe na tabela de informações nutricionais a porcentagem de fibras.

- Verifique a inclusão de açúcares (sacarose, melado de milho com alto teor de frutose, mel e melaço) e gorduras, para escolher alimentos com menores quantidades destes componentes.

- O pão pode ser marrom devido ao melaço e não necessariamente integral. Observe a composição do produto.

- Os líquidos em geral favorecem a ação das fibras insolúveis. Beba água (6 à 8 copos/dia).

Fonte: Renata Collese – Nutricionista