Caldas no Ponto e Perfeitas

Informações da dica

Para evitar que a calda de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo. (Dica do Chef Bouche D'Or).

Calda Ponto de pasta

É aquele de consistência mais tênue. A quantidade de água deve corresponder à metade do peso do açúcar. Para verificar se está no ponto, mergulhe uma escumadeira no centro da panela. A calda deve aderir e escorrer, formando uma espécie de cortina.

Calda Ponto de fio brando

Ponto de fio brando - para reconhecê-lo, pingue uma pequena porção da calda num pires com água, deixe esfriar um pouco e pegue-a com o polegar e o indicador, fazendo movimentos de abrir e fechar os dedos. Se formar um fio quebradiço, a calda está no ponto.

Calda Ponto de fio grosso

Ao testar a consistência da calda entre os dedos, o fio não deve se quebrar.

Calda Ponto de bala mole

Pingue um pouco da calda em uma xícara com água fria e pegue-a com o polegar e o indicador. Deverá formar uma bolinha mole que perde a forma.

Calda ponto de bala dura

Testar a consistência da calda entre os dedos, você deverá obter uma bolinha que não perde a forma.

Calda Ponto de quebrar

Pingue uma porção da calda numa xícara com água fria. Se ela estalar ao contato com a água e quebrar quando apertada com os dedos, está no ponto.

Para medir caldas

Coloque a tigela dos ingredientes sobre a balança e ponha o ponteiro no zero, ou tome nota do seu peso. Coloque a quantidade indicada de calda.

Calda saborosa

Para que o preparo de sua calda fique mais enriquecido e saboroso, substitua a medida de água, indicada na receita por suco de laranja, maracujá ou outros à receita tradicional.

Mais dicas