Como armazenar bebidas e alimentos embalados

Informações da dica

pão embalado

O pão sai quentinho do forno e vai direto para uma embalagem plástica. No dia seguinte, na hora de experimentar o produto, todo o aroma e sabor foram alterados. Antes de pensar que o erro estava na receita, preste atenção a alguns pontos importantes no que diz respeito à conservação de alimentos. O técnico em Plástico da Aliança Embalagens, Ricardo Fischer Brandenburg, é bacharel em Engenharia de Plásticos e Mestre em Ciência em Engenharia de Materiais, um expert no que diz respeito ao uso correto e saudável do plástico. Recentemente, ele e demais profissionais da empresa participaram de um curso do Centro de Tecnologia de Embalagem focado nesse assunto. Eles prepararam dicas para você armazenar corretamente alimentos e bebidas, principalmente em dias com altas temperaturas.

Tipo da embalagem

As embalagens plásticas flexíveis podem ser produzidas a partir de diferentes tipos de matérias-primas e o que influencia essa escolha é o tipo do produto. Como exemplo, temos os salgadinhos e outros alimentos crocantes que necessitam de uma embalagem metalizada para inibir a entrada de luz, fazendo com que as características dos produtos como cheiro, crocância e sabor não se alterem. Já o pãozinho nosso de cada dia, ao sair do forno é embalado ainda quente, devido ao seu processo produtivo, e quando a temperatura de saída é muito alta, pode prejudicar o sabor.

Matéria-prima

As matérias-primas devem ser escolhidas a partir das propriedades do produto que será embalado. Pode-se notar a diferença visível em embalagens de papel higiênico, que são fáceis de abrir, e as embalagens de argamassas, que devem ser resistentes por conta do peso do produto e do transporte. Em resumo, cada tipo de produto necessita uma matéria-prima específica. Como exemplo, podemos citar os produtos em conserva, que já estão sendo embalados em plástico flexível. Nesta embalagem, é necessária a visualização do aspecto do produto e do líquido, além de exigir uma embalagem de maior espessura,  produzida normalmente em solda pouch ou stand up pouch. O produto não pode vazar ou possuir qualquer abertura, o que compromete a sua validade.

Temperatura ideal

Existe orientação de temperatura máxima que cada produto suporta sem alterar suas características. Em caso de uma maior temperatura ambiente, a área interna da embalagem também sofre esta alteração. As orientações sempre devem aparecer na impressão das embalagens para o consumidor, principalmente quando se trata de produtos alimentícios.

Sabor do produto

De acordo com o exemplo dado sobre o pão embalado ainda quente e que perde o seu sabor, as indústrias de embalagens informam seus clientes das propriedades dos plásticos, inclusive suas temperaturas máximas e mínimas. O consumidor também deve seguir as orientações descritas nas embalagens dos produtos em relação ao armazenamento, temperaturas máximas e mínimas e a validade.

Armazenagem

O local vai depender de cada tipo de produto. É necessário sempre seguir a orientação descrita na embalagem. Além do armazenamento feito em armários com a temperatura ambiente, bebidas e alimentos armazenados em plástico podem ser guardados no congelador, mas nunca utilizados em micro-ondas.

Aliança Indústria de Plásticos
Rodovia BR-280, km 52, 8500
89270-000 – Guaramirim – SC

Mais dicas