Descubra Receitas de Natal

Como limpar caranguejos e siris

Informações da dica

O caranguejo é um crustáceo vegetariano que se alimenta das folhas da siriba, planta natural dos mangues. Troca a casca uma vez por ano, mais precisamente em outubro.

Para limpar o caranguejo coloque-o ainda vivo numa panela com água fervente e tampe. Cozinhe durante cerca de 30 minutos. Deixe esfriar na mesma água em que foi cozido. Retire da panela, lave com água fria e esfregue novamente com a escova. Depois que estiver bem limpo, coloque o caranguejo sobre uma tábua, com as pernas viradas para cima. Retire cada perna torcendo a parte onde se junta ao corpo. Pegue o corpo com as duas mãos. Use os polegares para empurrar a parte de baixo da carcaça em direção à cabeça. Destaque a massa de carne.

Elimine as partes cinzentas e pretas. Com um garfo raspe o interior da carcaça para retirar os pedaços de carne que tenham ficado grudados. Quebre as partes grossas das pinças com um batedor de carne. Use um garfo ou um espeto para tirar a carne branca que está no interior das pinças.

A carne de caranguejo pode ser servida apenas cozida, ou pode ser utilizada em fritadas, ensopados e moquecas. Antes de começar a limpar, lave bem os caranguejos sob água corrente, esfregando-os com uma escova dura. Use sempre um par de luvas grossas para proteger as mãos.

Mais dicas