Os Segredos do Arroz

Informações da dica

Muito apreciado na mesa dos brasileiros, mas será que o arroz engorda? Macarrão (192kcal/200g) ou arroz (88kcal/80g). Os dois tem amido. No entanto, o arroz contém fibras e engorda menos. Além disso, o macarrão vem sempre acompanhado do molho, que é o grande vilão da história.

Deixando soltinho

Arroz branco polido: Lave bem até a água ficar transparente. Frite até secar.adicione água quente. Quando estiver quase seco, pingue algumas gotas de vinagre. Quando secar, pingue mais vinagre e apague o fogo. Deixe descansar por 10 minutos e sirva. Se não deu tempo de lavar o arroz 2 horas antes do preparo, quando a água começar a ferver, junte 1 colher(sopa) de vinagre ou de suco de limão. Assim também ele vai ficar bem soltinho.

Arroz parabolizado: Não lave o arroz. Ferva a água com os temperos e adicione o arroz em água fervente. Para cada medida de arroz, adicione 2 1/2 medidas de água. Quando estiver quase seco pingue algumas gotas de vinagre. Quando secar pingue mais umas gotas de vinagre a apague o fogo. Deixe descansar por 10 minutos e sirva. 

Arroz branco e solto: Adicionar vinagre de vinho branco após acrescentar a água do cozimento - de 2 a 4 colheres dependendo da quantidade de arroz.

Preparando

Corrigindo o sal: Esqueceu de colocar sal e ele já está cozido? Misture o sal em um copo de água, espalhe por cima do arroz e volte ao fogo até secar.

Moldando o arroz: Misture um pouco de molho ao arroz cozido, aperte-o dentro de xícaras de chá, café ou moldes redondos. Vire-as numa travessa e tire-as para ter uma deliciosa salada de arroz.

Sobras: Use as sobras do arroz para fazer tomates recheados. Misture-o com ovos batidos, salsinha, queijo ralado e azeitonas. Recheio os tomates e leve ao forno por 15 minutos.

Como congelar e conservar

Coloque o arroz cozido em recipientes recomendados para congelamento, em quantidades suficientes para uma refeição, feche e deixe esfriar. Conserve no freezer por até 3 meses. Para descongelar, retire do freezer, de preferência 30 minutos antes e proceda conforme as dicas de reaquecimento.

Ao guardar o arroz adicione uma fatia de pão no recipiente do arroz deixa-o mais seco. O truque serve para o feijão também!

Mais dicas