Higienização de Geladeira

Informações da dica

geladeiraSe seu refrigerador ainda não é da moderna geração de geladeiras Frost Free, você certamente já deve estar familiarizada com as rotineiras faxinas no congelador. A grossa camada de gelo que se forma nas paredes, além de aumentar consideravelmente o consumo de energia, acaba sendo esconderijo para inúmeros germes e bactérias.

Por isso é importante manter seu refrigerador, seja de uma porta ou duplex, sempre em perfeito estado. Confira agora a melhor forma de higienizar sua geladeira.

Atenção: A limpeza do equipamento deve ser feita com ele desligado, lembrando-se de desligá-lo com antecedência para dar tempo de degelar completamente. 

  1. Retire todos os alimentos do refrigerador. Coloque todos os alimentos em caixas térmicas ou em outra geladeira. Não coloque seus alimentos em caixas de isopor, além de altamente poluentes sua composição possui substâncias nocivas à saúde.
  2. Retire todas as divisórias, gavetas e prateleiras.
  3. Lave as paredes internas com detergente neutro e enxague com água corrente. Faça o mesmo com as prateleiras, divisórias e gavetas retiradas.
  4. Utilizando uma escovinha pequena, lave todas as borrachas da(s) porta(s).
  5. Dilua 1 colher de sopa de água sanitária (com concentração de 2 a 2,5% de cloro) e aplique com o auxílio de um borrifador em toda a superfície interna do refrigerador, peças removidas e borra da(s) porta(s), deixando secar naturalmente.

Em alguns casos, mesmo após a limpeza do refrigerador, podem ficar alguns odores desagradáveis. Para eliminá-los, basta colocar na porta da geladeira (ou outro local menos chamativo) cerca de 10g de pó de café (novo) em um pequeno copo ou um pedaço pequeno de carvão. Procure evitar sobrecarregar sua geladeira ou forrar as prateleiras, pois isso impede a circulação do ar frio, gerando mais gasto com energia elétrica e arriscando estragar seus alimentos.

Outra opção de limpeza

Remova odores remanescentes da geladeira ou freezer limpando-os com pano embebido em solução de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água quente. 

Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar e passe a solução em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador. Depois lave bem na água limpa e deixe a porta de geladeira aberta por uma ou duas horas: o cheiro desaparecerá completamente. Nunca use desinfetante, pois eles podem modificar o sabor dos alimentos durante vários meses.

Para descongelar rapidamente a geladeira, desligue na tomada ou no termostato. Numa das prateleiras, coloque uma vasilha de água quente, feche a porta e aguarde um pouco.

Mais dicas