Sorvete - Sabor e Alimento

Informações da dica

Imagina-se que o sorvete tenha originado nas montanhas da China, há mais de mil anos, tendo a neve como base. Entretanto, foi a fórmula árabe, o charb ou chobert, que foi levada para a Europa pelos turcos, no século XV.

Outra versão de alguns historiadores é que Marco Polo tenha introduzido o sorvete na Europa, no Século XIII, onde se incorporou o leite nas receitas. Difundiu-se primeiro na Itália, onde recebeu o nome de sorbetto, passou à França em 1553 e depois ao resto da Europa.

Mas, foi nos Estados Unidos que o produto se popularizou: a primeira sorveteria foi instalada em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso e provocando uma expansão rápida do comércio do segmento, dando assim início à produção industrial do alimento. Veio para o Brasil através dos portugueses e já era encontrado na Bahia no final do século XVIII.

Dados da ABIS indicam que um sorvete possui menos calorias que um ovo frito ou um pão francês: enquanto 100 gramas de sorvete de creme possuem 208 calorias, a mesma medida de pão francês tem 269 calorias e de ovo frito, 216.

Mas, muita atenção para não se enganar, o valor calórico dos sorvetes depende da composição, ou seja, das matérias primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura se comparado a um sorvete que utiliza água.

Se um sorvete com leite e ovos é mais calórico, e muitas vezes mais saboroso, o jeito é deixar a balança um pouco de lado e pensar nos valores nutricionais. O sorvete contém, fique bem claro, dependendo da composição, proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada.

Referente ao teor em cálcio, os sorvetes podem chegar a atingir 135 mg/100 g, o que os coloca numa posição privilegiada como fonte de cálcio, principalmente para as pessoas que por hábito, gosto ou intolerância à lactose, não ingerem os produtos lácteos na quantidade necessária.

Em termos médios o consumo de 100 g de sorvete contribui com cerca de 8 a 16% da dose diária recomendada. O cálcio é um mineral essencial para a saúde de dentes e ossos e seu consumo, através da dieta e particularmente através do leite e derivados, é importante durante a infância e a adolescência, fases em que ocorrem os maiores ganhos de massa óssea.

Segundo a ABIS, nos demais períodos, como a vida adulta e a maturidade, a dieta desempenhará um papel importante que proporciona um balanço adequado do mineral no organismo, conseqüentemente mantendo a estrutura óssea adquirida nas fases anteriores.

Para reduzir os cristais do sorvete

Para os sorvetes simples à base de suco de frutas ou leite que geralmente ficam mais cristalizados, recomenda-se bater a massa algumas vezes durante o tempo de congelamento.

Bolas de Sorvetes Perfeitas

Para conseguir bolas de sorvetes perfeitas, mergulhe a colher, após cada utilização, em água quente. Assim o sorvete sai com facilidade e as bolas ficam redondinhas.

Mais dicas