Kutiá Charito Peraza

Informações da receita
Receita antiga e de origem ucraniano muito apreciada no sul do Brasil
  • 1/2 kg de trigo em grão descascado
  • 1/3 xícara (chá) de sementes de papoula e nozes moídas a gosto
  • 1/3 xícara (chá) de passas
  • 1/2 xícara (chá) de mel

Como fazer

Deixar o trigo de molho em água por umas 2 horas ou mais. Levar ao fogo e cozinhar até que o trigo esteja macio (40 minutos). Escorrer e deixar esfriar. Acrescentar as passas, as sementes de papoula, as nozes e o mel.

Informações adicionais

Antes de entrar na receita de kutiá, lhes vou contar como cheguei a ela, faz muito tempo atrás ganhei de uma receita da República Dominicana chamada "leche trigada" (leite trigada) que mais que leite com trigo e depois de algum tempo descobri que aqui em Brasil fizeram algumas adaptações e em alguns lugares do Sul é conhecida como canjica de trigo e depois descobri que na República Dominicana fizeram adaptações e chegaram a leite trigada (leite de trigo) e hoje existem inúmeras adaptações do kutiá "Um pouquinho da origem do kutiá".

É uma receita típica ucraniana, servida na ceia de Natal como entrada e dedicada aos antepassados. Entre alguns descendentes de imigrantes ucranianos, é servida como sobremesa. Este é um dos pratos mais comuns de se encontrar Ceia de natal de 12 pratos muito comum na Ucrânia, mas raramente encontrado em outras épocas do ano"

Este prato é feito de grãos de trigo cozido adoçados com mel, passas de frutas (uvas) e nozes ou castanhas e sementes de papoula. O trigo representa a fartura, o progresso, o bem estar. O mel, que a vida deve ser temperada com a alegria da saúde, do bem estar, na amizade, na unidade familiar. Simboliza o trabalho do agricultor e das abelhas. Também representa os entes queridos que faleceram. Elo entre os vivos e os mortos Culturalmente esse prato se parece com um prato chamado “Koliva”, comum na Sérvia e na Romênia.

Também se encontra Kutiá na tradição ortodoxa no leste do Império Russo, e por consequência outros países da antiga União Soviética também apresentam esse prato. Hoje, assim como qualquer comida, sofre alterações de acordo com costumes e gosto de quem prepara, então ingredientes podem ser dos mais variados, mas os principais são trigo, sementes de papoula, mel (ou açucar), nozes e uvas passas

O que você achou?

Sua avaliação: