Pãozinho de Abóbora (Kürbiskernbrötchen)

Informações da receita
Os deliciosos pães e doces alemães são uma ótima opção para surpreender a família neste natal!
  • 350g Farinha de trigo integral
  • 150g Farinha de centeio
  • 21g de Fermento fresco
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de chá bem cheia de sal (12-15 g)
  • 75g de Massa de fermentação natural
  • Cerca de 300 ml de água morna
  • Decoração:
  • Aproximadamente 60 g de sementes de abóbora sem casca

Como fazer

Em um recipiente misture as farinhas com uma colher. Prepare com a mão um ninho no meio da farinha. Esfarele o fermento fresco e adicione à farinha. Com uma colher de chá polvilhe o açúcar na mistura. Adicione 2-3 colheres de sopa de água morna até que vire um creme de levedura e polvilhe farinha de trigo na borda. Deixe a massa descansar por cerca 15 minutos coberta com uma toalha e reserve.

Misture a massa de fermentação natural com a mão até ficar homogênea. Acrescente a farinha reservada e, após incorporar, adicione o sal. Sove a massa até que ela pare de grudar nas mãos. Coloque-a em uma assadeira, coberta com um pano de prato e deixe descansar em um lugar quente até dobrar de tamanho. Pré-aqueça o forno a 210° C.

Molde 12 pãezinhos, borrife água e decore com as sementes de abóbora. Asse os pães no centro do forno por 10 minutos em 210°C. Em seguida, diminua a temperatura do forno para 190°C e deixe o pão assar por mais 20 minutos.

O resultado é um pão maravilhosamente arejado, com uma casca grossa e crocante, sabor fresco além de uma deliciosa camada de grãos.

Informações adicionais

Natal no Brasil e sinônimo de família reunida, comida gostosa, amigos, troca de presente e risadas, mas você já parou para se perguntar como a data é comemorada ao redor do Mundo? Em outros países a data recebe uma porção de símbolos e significados interessantes e especiais, como é o caso dos alemães, que possuem uma forma muito original de celebrar o período que leva o nome de Advento, iniciado no primeiro domingo após o dia 26 de novembro, até o dia 25 de dezembro.

Um dos destaques do Natal alemão é o Calendário de Advento que é uma verdadeira contagem regressiva para a data. O calendário surgiu em meados do século 19, a partir de desenhos de figuras natalinas que eram feitos por crianças como preparação para o Natal. Reformulada, a tradição atualmente substituiu os pedaços de papel por pequenas janelinhas que escondem deliciosos bombons de chocolate.

Outro ponto característico das ceia alemã são os pães. O grande destaque é o Stollen que é um pão muito característico que narra à história do nascimento do menino Jesus. O pão possui uma “corcunda” que remete as corcovas dos camelos usados para transportar os reis magos até Belém para levar presentes ao menino Jesus no Natal. As frutas cristalizadas e as uvas passas seriam as joias e presentes que lhe foram oferecidos.

Para quem planeja celebrar o Natal de uma forma diferente e especial, os deliciosos pães alemães podem ser encontrados na Das Brot, café e padaria que oferece pães e doces alemães de alta qualidade, fabricados com fermentação natural. Além do Stollen e do Calendário de Advento o consumidor pode encontrar diversos saborosos acompanhamentos para a ceia como o Apfelstrudel, Bretzel, Körnerecke (Pão Triangular), Kürbiskernbrötchen (Pãozinho de Abóbora) e o Vollkornbatzen (Pão Preto Integral) um dos pães mais consumidos na Alemanha.

O que você achou?

Sua avaliação: