Descubra Receitas de Dia das Bruxas

Alho - Benefícios, como comprar, consumir e conservar

Informações da dica

alho

O alho pode ser utilizado de muitas maneiras dentro da culinária. Na culinária brasileira é geralmente utilizando para temperar os alimentos. É bastante benéfico à saúde por possuir propriedades que ajudam no tratamento de doenças. Por isso, é considerado uma das principais plantas medicinais. De acordo com a medicina natural, o alho atua como expectorante, antigripal, desinfetante, anti inflamatório, antisséptico e vermífugo. Possui gosto e odor bastante característico e forte; propriedades antimicrobianas; anticoagulante, protege o fígado, anti inflamatório, combate viroses, diurético, antioxidante, antibiótico, estimula o sistema imunológico, previne o diabetes, reduz o colesterol, dissolve gorduras

Existem diversos tipos de alhos: alho-rosado, alho-silvestre, alho-poró, alho-do-mato, alho-francês, etc. Possui vitaminas A, C, B2 e B6. Além das vitaminas, possui aminoácidos e sais minerais (ferro, iodo e silício). Em geral, não causa problemas estomacais. O alho amassado, em pasta ou em pó é benéfico para a saúde.

Calculando a quantidade ideal

Aproximadamente 0,5% do peso do alimento a ser elaborado. Assim, um pedaço de carne de 2 kg deve ser temperado com 10 g de alho (cerca de 2 dentes grandes). Com seu sabor marcante é recomendado usar o alho somente numa das preparações de uma refeição, ou então usar apenas pequenas quantidades.

Técnicas ao consumir

Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim, quando você precisar ele já estará pronto.

Contra a acidez do alho antes de fazer tempero em grande quantidade deixe os dentes de alho de molho em água filtrada durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.

Utilize o espremedor de alho sempre que desejar o seu gosto sem os pedaços maiores. Eles se desmancharão completamente durante o cozimento. Preste apenas atenção para nem sequer dourarem em contato com a gordura, o seu sabor fica amargo.

Para tornar o alho mais digestivo, retire o pequeno germe verde que existe em seu interior. Existem pessoas que não comem alho por causa do cheiro que fica na boca. Para evitar isso, abra o alho e retire o miolo que o cheiro desaparece. Para tirar o cheiro deles de sua mão, basta lavá-la com um utensílio de aço inox, isto é fera.

Retirar o excesso de alho

Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

Conservando

Esmague o alho e coloque-o num vidro bem limpo e seco, mantendo-o fechado na geladeira. Outra opção é guardar os dentes de alho inteiros, descascados, cobrindo com azeite de oliva ou dentro de um vidro com óleo de cozinha (de preferência milho ou girassol). Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.

O alho não brota e tem o sabor do alho recém descascado e pode ser triturado no amassador de alho, ainda após algum tempo, você vai ter um excelente óleo com sabor de alho, que pode ser misturado com um bom azeite ou usado sozinho como tempero suave.

Mais dicas