O que é Risoto? Como preparar um Risoto

Informações da dica

risoto verdeRisoto é um prato típico italiano, em que o arroz é frito com cebola e cozido aos poucos, com caldo de carne, ave ou peixe e vinho. São adicionados vários ingredientes como vegetais, carnes, queijos e outros condimentos. O mais conhecido e divulgado dos risotos é o milanês. Encontre receitas de risoto na categoria prato único. O segredo do sabor do risoto está no caldo que pode ser de peixe, carne ou galinha. Guarde sempre no congelador algumas porções de caldo congelado e sinta a diferença no gosto dos risotos e molhos para massas.

Existem dois tipos de amido nos grão de arroz: amilose, amilopectina:

  • Grão Longo - mais amilose duro de dissolver, ex: basmati, texamati, jasmin rice
  • Grão curto - muito mais amilopectina Essa característica faz com que o risoto fique bastante cremoso e é difícil fazer com que esse arroz, tipo italiano, fique fofinho como o nosso brasileiro.

Existem 4 tipos classificados na Itália: Super fino, fino, semifino e ordinário onde apenas os 2 primeiros são usados para risoto. Ex: super fino Arborio do Piemonte é o mais difundido, Roma, Carnaroli, Maratelli Vialone Nano da região de Garda é do tipo fino menor que o arbório e tem menos amilopectina e assim faz um risoto mais solte com é feito no Veneto.

Método Básico de Preparo de Risoto

Escolha a panela certa: fundo grosso e duplo, grande o suficiente para termos uma quantidade igual de arroz por ela toda e para uma absorção de caldo uniforme.

1. Cubra seu arroz arbório com manteiga. Nesse passo é a hora de refogar a cebola e o alho rapidamente.

2. Use um caldo quente. Nesse passo você precisa ter um caldo que combine com os ingredientes que irão compor o seu risoto.

3. Coloque o caldo devagar e em etapas. É nesta hora que podemos controlar o ponto do risoto, colocando a quantidade exata de água para deixá-lo no ponto exato e até usar dois tipos de caldo para que o sabor fique ainda mais especial.

4. Mexa sempre. Pois assim é que o amido vai engrossando até atingir o ponto perfeito. Não há nenhum problema mexer, pois é assim que se faz na Itália… onde é totalmente diferente mesmo do nosso jeito.

5. Perceba os sinais de que esta no ponto. Como o arroz absorve o caldo e fica cremoso, esperado que ele cozinhe de fora para dentro, assim você perceberá que sua cor vai ficando transparente nas bordas do grão de arroz com o seu núcleo branco. Assim que ele ficar totalmente transparente já está no ponto. “AL DENTE” que significa ter uma leve pressão nos dentes quando se mastiga. Segredo escondido no método: É importante esta etapa que consiste em dar cremosidade máxima e um brilho superior à seu risoto. Assim que o risoto estiver quase pronto tire do fogo e adicione uma colher de manteiga mexendo bastante até que derreta toda. Isso dá um sabor extraordinário ao prato e sempre seus convidados vão pedir para voltar a sua casa nem que seja para lavar os pratos! 

Mais dicas