Couve-Flor e Brócolis

Informações da dica

brócolisA couve-flor é uma hortaliça pertencente à mesma espécie dos brócolis. É bastante indicada para aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada. É riquíssima em sais minerais como o cálcio e o fósforo e possui uma boa quantidade de vitamina C. Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias. Nela são encontradas as vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Ela apresenta os seguintes sais minerais: potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro. Além de muito nutritiva, a couve-flor é um alimento de fácil digestão. Não possui restrição e é indicada para todas as idades.

A couve-flor aumenta a resistência do organismo ás infecções. Escolha uma flor bem redonda, com talos firmes e sem espaço entre os buquês. 

Para a couve flor não escurecer durante o cozimento junte à água de seu cozimento uma colher de (sopa) de leite e não tampe a panela. Um pedaço de pão na água de cozimento da couve-flor acaba com o cheiro durante a fervura. Existem muitas variedades de couve-flor além da branca ou marfim. Entre as mais raras existem a verde e a roxa.

O brócolis é uma boa opção para combater a diabetes. Entre outros nutrientes, o brócolis é rico em cálcio, vitaminas A e C e cromo mineral. Este último é um dos minerais essenciais na dieta diária, capaz de incrementar os efeitos da insulina – e aí está seu poder contra a diabetes.

Em pessoas que sofrem de diabetes do tipo I, o brócolis auxilia na função da insulina, ajudando a queimar mais glicose. Já pessoas que têm a doença do tipo II – ou seja, não são dependentes de insulina –, a ingestão do vegetal pode ajudar a diminuir a quantidade de remédios antidiabéticos orais. Isso porque o diabético fica mais saudável, não necessitando de grandes quantidades de medicamentos.

Para que os brócolis não desbotem ao cozinhar acrescente uma colherinha de açúcar à água de cozimento. Sabe aquela água que você usou para dar uma fervida no brócolis? Use-a para preparar seu arroz, fica uma delícia!

Mais dicas