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O sabor do nabo

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Nutrição

O sabor do nabo pode não ser atraente à primeira provada, mas os benefícios trazidos por esse alimento devem ser levados em consideração na hora de preparar um prato. O vegetal possui propriedades funcionais e ajuda tanto no tratamento quanto na prevenção de alguns tipos de câncer, como o do intestino, e de doenças crônico-degenerativas, sobretudo do coração.
Mas antes de abastecer a casa com o alimento, é importante não confundir o poder da prevenção com o da cura. “Assim como qualquer outro alimento, o nabo não tem o poder de curar doenças”, esclarece a nutricionista Cinthia Antonaccio, da Fitness Brasil.

O nabo pertence à família dos tubérculos, e existe grande variedade do vegetal na natureza,que se diferencia pelo tamanho e pela forma. A raiz é rica em potássio (mineral que ajuda na prevenção de cãibras) e em fibras (regulam o funcionamento do intestino).
Os benefícios do alimento ainda se estendem a quem se preocupa com a boa forma e vive fazendo dieta. “As fibras contribuem para a sensação de saciedade e também ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue”, acrescenta a nutricionista Renata Caíres, que atende na Doux Dermatologia.

O consumo de suas folhas não é muito comum na mesa do brasileiro, mas quem rejeita essa parte do alimento esta jogando fora uma boa fonte de vitamina C (atua no sistema imunológico) e de betacaroteno, substancia precursora da vitamina A, que é fundamental para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

Dicas de uso

  • Como Escolher: prefira o nabo com pele lisa, firme e sem machucados ou manchas. As folhas devem estar frescas e bem verdes.
  • Como Consumir: o alimento pode ser ingrediente de purê, saladas, sopas e também de refogado de carne.
  • Como conversar: de preferência, na geladeira,dentro de um saquinho plástico com furos por ateh 10 dias.

Saiba Mais

  • O nabo é rico em cálcio, mas a forma como o mineral é encontrado no produto não permite absorção.
  • 100g da raiz do produto (o equivalente a uma xícara de chá) tem aproximadamente 30 calorias. 100g do seu talo cozido (3/4 de uma xícara de chá) tem pouco menos, 21 calorias.
  • O consumo de nabo é liberado para idosos, crianças, hipertensos ou diabéticos, sem qualquer contra-indicação.
  • Para saber se o nabo esta adequado ao consumo, comece observando as folhas. Se elas já caíram, estão murchas ou amareladas, é sinal de que o alimento não esta fresco. Se ele estiver muito mole e leve em relação ao seu tamanho, pode estar oco e em mas condições para ser consumido.
  • A safra de nabo começa em meados de julho e vai ateh outubro. Essa é a época ideal para comprar o produto, pois ele costuma estar mais fresco e com sabor mais acentuado.
  • O nabo ralado tem a vantagem de poder ser usado para engrossar pratos sem interferir muito no sabor e ainda deixar a comida mais nutritiva.
  • A medicina popular demonstra que o nabo associado ao gengibre pode diminuir a incidência de tosses e combates asma e bronquite. No entanto, não há comprovação científica para essas propriedades medicinais do alimento.

Fonte: http://www.comunidadediabetes.com.br/alimentacao45.php