Os benefícios de frutas cítricas para a saúde

Informações da notícia

A ingestão de frutas está relacionada à redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente doenças cardiovasculares.
Apesar de parecer uma recomendação impossível, pode ter certeza que é viável: basta incluir uma fruta no café da manhã, uma salada ou verdura cozida no almoço e jantar, uma fruta na sobremesa e/ou uma fruta no lanche da tarde.

A ingestão de frutas, verduras e legumes está fortemente relacionada à redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente doenças cardiovasculares. Alguns estudos têm apontado que os flavonóides cítricos - presentes, por exemplo, na laranjas - estão envolvidos de forma positiva no metabolismo dos lipídios, ou seja, podem auxiliar na redução dos mesmos.
No Brasil, a pesquisadora Thais Borges César, da Faculdade de Ciência Farmacêuticas de Araraquara (UNESP), tem obtidos resultado positivos entre a ingestão de suco de laranja e melhora no perfil lipídio de homens e mulheres adultas.

O benefício do consumo de laranjas ou suco de laranja/tangerina pode ser entendido por esse grupo de alimentos conter as flavanonas cítricas, que apresentam uma mistura de flavonóides contendo hesperidina e naringenina.

A inclusão na dieta de suco de laranja pode ser uma boa medida para auxiliar na redução do risco ou mesmo no tratamento, entretanto, esta medida não dispensa de forma alguma o tratamento e acompanhamento médico, bem como uma dieta equilibrada.

A questão é que você deve incluir esse grupo de alimento em seu cardápio. Além das flavanonas, esses alimentos são excelentes fonte de vitamina C, beta-caroteno, fibra solúvel e potássio, entre outros. No entanto, lembre das calorias: cada copo (250 ml) de suco de laranja apresenta aproximadamente 150 Kcal.