Pular para conteúdo principal

Bolo Florestinha de Chocolate

Uma versão mais rápida do Floresta Negra e tão saboroso quanto o original.

12 porções
1 minuto
29/07/2011

Ingredientes

Conversor de medidas

Para a massa

  • 6 ovos
  • 500g de farinha de trigo (2 xícaras)
  • 500g de açúcar (2 xícaras)
  • 250g de chocolate em pó
  • 250ml de água (1 xícara)
  • 4 colheres das de sopa de óleo
  • 1 colher das de sopa cheia de fermento em pó

Para molhar o bolo

  • 200ml de guaraná

Para o recheio

  • 500ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres das de sopa de açúcar
  • 1 vidro de 200ml de cereja tipo marasquino
  • 100g de chocolate branco ralado (em ralador de legumes)

Para a cobertura

  • 250ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres de açúcar
  • 100g de chocolate meio amargo ralado (em ralador de legumes)

Modo de Preparo

Massa

  1. Junte a água com o óleo e reserve.
  2. Bata os ovos inteiros junto com o açúcar na velocidade até a mistura ficar esbranquiçada. (cerca de 10 minutos).
  3. Junte a água e o óleo reservado e bata por mais um minuto.
  4. Pare de bater e acrescente a mistura de farinha aos poucos, mexendo com uma colher de pau ou espátula até a massa ficar homogênea.
  5. Coloque para assar em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.

Recheio e montagem do bolo

  1. Pique as cerejas em pedaços pequenos e reserve.
  2. Bata 500ml de creme de leite fresco com 04 colheres de açúcar até formar chantilly e reserve. (para bater o creme chantilly, siga as instruções do fabricante)
  3. Após o pão de ló estar totalmente frio e desenformado, corte a massa ao meio em três partes iguais.
  4. Coloque a primeira parte da massa dentro da assadeira em que a mesma foi feita. Umedeça com um pouco de guaraná, cubra com o chantilly, salpique as cerejas picadas e o chocolate branco ralado. Forre com a segunda metade de pão de ló. Repita a etapa novamente e forre com a terceira camada de pão de ló. Feito isso, leve o bolo a geladeira por uma hora.
  5. Retire o bolo da geladeira e desenforme com cuidado sobre a superfície em que será servido.
  6. Bata 500ml de creme de leite fresco com o açúcar, até obter ponto de chantilly (seguindo sempre as instruções do fabricante) e cubra o bolo.
  7. Decore com o chocolate meio amargo ralado e volte a geladeira até o momento de servir. Bom apetite!

Informações adicionais

Caso queria na cobertura lascas de chocolate em caracol, basta derreter em banho Maria 100g de chocolates para coberturas, colocar ainda quente sobre o mármore para dar choque térmico e fazer as lascas com cortador de batatas.

Explore mais receitas