Cranachan, uma Sobremesa Tipicamente Escocesa Charito Peraza

Informações da receita
O Cranachan é uma sobremesa, rápida, simples, deliciosa, fácil de fazer e muito chamativa, ideal para festas como Reyes Magos, Pascoa, Natal e Ano Novo. Espero que gostem.
  • 350 ml de queijo Crowdie ou nata ( creme de leite fresca) pra fazer Chantilly com mais de 32 % de gordura, ou Double Cream, ou Clotted Cream
  • 75 gr de açúcar extra fina - açúcar Glacê, (açúcar de confeiteiro) ou Caster Sugar ou Normal
  • 100 gr de flocos de aveia (Oatmeal)
  • 2 colheres (sopa) de Whisky 2 colheres (das de té) de mel
  • 500 gr de frutos do bosque (arandanos, framboesas, amoras, morangos...)
  • Para a decoração:
  • Um punhado de frutos (as) vermelhas
  • Açúcar glacê (açúcar de confeiteiro) para polvilhar
  • Folhas de menta ou hortelã

Como fazer

Pre-aquecer o forno a 180° C, cobrir uma bandeja com papel de forno (papel manteiga) e colocar nela os flocos de aveia e um pouco de açúcar. Colocar no forno e deixar torrar durante 2 minutos (é importante controla-loas para que no se queimem). Retira-los do forno e deixar esfriar Num bowl (recipiente) bater o queijo Crowdie ou Nata (creme de leite fresca) em ponto Chantilly, ou Double Cream, ou Clotted Cream (é muito importante que esteja fria) e quando esteja quase montada.

Acrescentar o whisky, a mel e um pouco de açúcar e seguir batendo até que se integrem, com cuidado para não cortar o queijo Crowdie ou Nata (creme de leite fresca) em ponto Chantilly, ou Double Cream, ou Clotted Cream.

Deixar esfriar a mistura na geladeira por 1 hora Colocar os ingredientes formando camas em uma taça ou copo de cristal até encher o recipiente (Por exemplo: queijo Crowdie ou Nata (creme de leite fresca) em ponto chantilly, ou Double Cream, Ou Clotted Cream, flocos de aveia frutas). Cobrir com uma última capa de queijo Crowdie (Ou Nata (creme de leite fresca) em ponto chantilly, ou Double Cream, ou Clotted Cream e decorar a gosto com framboesas e unas folhas de menta ou hortelã, polvilhando com um pouco de açúcar glacê (açúcar de confeiteiro) por cima.

Deixar esfriar na geladeira pelo menos meia hora (30 minutos) e servir.

Segredinhos e dicas:

Se você preferir, pode torrar os flocos de aveia a fogo lento numa frigideira, até que dourem ligeiramente. Para que o sabor seja mais intenso, você pode deixar empapar os flocos de aveia com um pouquinho de whisky por alguma horas. Algumas receita misturam a nata (creme de leite fresca) antes de acrescentar à taça ou copo, para obter uma massa homogênea. Você pôde acompanhar o cranachan de um punhado de frutos secos como avelãs.

Na Escócia, o cranachan se elabora as vezes com clotted cream, uma nata muito esposa, cujo conteúdo em gordura ronda em 65 % (Faz muitos anos atrás me atrevi a fazer está sobremesa utilizando um produto russo que aprendi a fazer que se chama smetana (e nada mais é que a creme de leite fresca (com 32% a 35% de grassa) fermentada, porque na região onde vivo em Brasil é muito difícil encontrar o queijo Crowdie, e o Clotted Cream e como eu queria que o sabor ficasse o mais próximo do original, e por incrível que pareça queda muito próxima, eu diria similar ao clotted cream com a vantagem de ter um pouco menos de gordura.

Informações adicionais

O cranachan é uma sobremesa escocesa rápida e simples de fazer O cranachan é uma das sobremesas mais típicas da Escócia e não podia ser de outro modo, pois se elabora a paratir de ingredientes tipicamente escoceses: combina whisky, oatmeal (flocos de aveia) muito presentes no país, frutos vermelhos, mel e queijo Crowdie ou nata (crema de leite fresca)
O whisky e a acidez da framboesas contrastam à perfeição com a doçura dos demais ingredientes, convertendo-a numa opção ideal para o verão quando os morangos e as framboesas abundam e os dias cálidos convidam a uma sobremesa refrescante Inclusive para esses períodos do verão escocês, no que faz frio e o sol se oculta durante dias o cranachan é uma opção fácil, rápida e deliciosa, que além do mais, permite uma apresentação muito chamativa, já que os ingredientes se empilham formando capas em uma taça, o copo de cristal.

O que você achou?

Sua avaliação: