Frango com Tahine Charito Peraza

Informações da receita
Alguma vez, vocês confundiram um ingrediente por outro? E só perceberam depois de pronto e a receita ficou super saborosa? Isto aconteceu comigo, a prova é que meus familiares repetiram como loucos.
  • 4 peitos de frango
  • 1/2 copo (americano) de coalhada síria (você pode substituir por iogurte natural ou iogurte grego natural)
  • 2 colheres (sopa) tahine Halawi (doce de gergelim, se você não gosta de um toque agridoce nas comidas, basta substituir por tahine - pasta de gergelim)
  • 1 colher (sopa) de sumo de limão (você pode substituir por vinagre branco)
  • 1 dente de alho (eu coloquei 2 dentes de alho grandes)
  • 1 colher (chá) de cominhos em grão (pode se utilizar em pó)
  • 1 colher de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Como fazer

Num pilão (almofariz) esmague o alho e os cominhos. Junte à mistura anterior a coalhada síria, o tahine, o sumo de limão, mexa bem e espalhe no frango (eu fui remexendo essa mistura no frango até que todo o frango fica-se bem impregnado).

Coloque o frango numa forma retangular (bandeja ou prato) de forno, polvilhe com sal e pimenta a gosto. Tampe e aguarde aproximadamente 30 minutos para tomar sabor. Antes de colocar o frango no forno regue com azeite de oliva.

Leve ao forno pré aquecido à 220°C, aproximadamente por 25 a 30 minutos.

Segredinho:

No meio desse tempo regue com o molho libertado do frango Depois de retirar do forno tampe com papel alumínio e aguarde 10 minutos antes de servir.

Sugestão para acompanhar este frango:

Feijão verde ou vagens cozidas no vapor e cortado em tirinhas muito finas regadas no azeite de oliva ou uma boa salada ou um arroz ao estilo sírio-libanês.

Informações adicionais

1°) Eu vi esta receita no blog chamado "o avental da ana", mas como sempre gosto de dar meu pitaco, em vez de iogurte natural, eu coloquei coalhada síria, porque ela é um pouquinho mais ácida e achei que combinaria melhor, bom isso foi de forma consciente.
2°) Bom, para quem não conhece, o tahine é uma pasta de gergelim (sésamo), muito utilizada na cozinha do Medio Oriente, A pasta é para fazer hummus,, halawi, inclusive passar (barrar) no pão em substituição da manteiga.
3°) UMA PEQUENA HISTORIA DO QUE ACONTECEU NO DOMINGO DIA 19/04/2015 - Não sei em que mundo estava quando confundi na hora de pegar o tahine (pasta de gergelim) e peguei um doce chamado "tahine halawi" no lugar, e receita ficou com um toque agridoce e dessa forma surgiu uma receita um pouco diferente da original, Bom terminando, no domingo passado, a minha sobrinha Daniela com seu namorado Pedro estavam aqui em casa, além de meus pais, enquanto preparava esta receita junto com minha mãe, quando estava terminando de assar ela disse, "vó e tia que cheiro delicioso é esse, você esta me matando de fome", assim que ficou pronto comeram feitos uns loucos, repetiram diversas vezes, até esse momento eu não tinha percebido a troca de um dos ingredientes como falei anteriormente, para dizer a verdade só percebi ao dia seguinte.
4°) Se você quiser fazer para mais pessoas é só dobrar a quantidade dos ingredientes que estou colocando aqui.

O que você achou?

Sua avaliação: