Nhoque da Nonna Patrizia Monti

Informações da receita
  • 5 2 votos
  • 600 calorias
  • 4 porções
  • 1 favoritou
Jeito fácil de fazer nhoque que minha Nonna passou de geração para geração.

Como fazer

Corte as batatas em 4 e cozinhe com sal. Esprema com um garfo ou espremedor e deixe esfriar.

Acrescente o parmesão, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e 1 gema. Acrescente a farinha aos poucos até conseguir fazer uma bolinha na mão sem grudar, coloque essa bolinha para cozinhar e verifique se ela desmancha. Se não desmanchar, não precisa de mais farinha, caso contrário acrescente um pouco mais.

Amasse bem (cuidado para não se queimar, se necessário, deixe esfriar um pouco). Lembrando que a qualidade das batatas e a quantidade de água que ela absorve é que determina a quantidade de farinha. Lembre-se que quanto menos farinha e mais batatas, mais gostoso o sabor, e mais levinho o gnocchi fica.

Quando terminar o ponto da sua massa, faça rolinhos compridos como minhocas, e corte nos tamanhos desejado de bolinhas. Passe cada bolinha em um garfo com o seu polegar, formando canoinhas e com o desenho do garfo de um lado.

Coloque os gnocchi para cozer em água fervendo e vá retirando e colocando em uma vasilha os que forem subindo a superfície da panela, pois estarão cozidos. Quando terminar, misture manteiga para não grudar e sirva com o molho de sua preferência com bastante parmesão ralado por cima.

Informações adicionais

* ATENÇÃO PARA A QUALIDADE DAS BATATAS (deve ser asterix) pois tem mais amido, é mais seca, e necessita de menos farinha, deixando seu nhoque com um gosto delicioso de batata apenas.

O que você achou?

Sua avaliação: