Nhoque com Creme de Aspargos

Informações da receita

Como fazer

Nhoque:

Lave as batatas, coloque-as numa panela com água fria e leve à fervura, deixando cozinhar. Quando estiverem macias, escorra-as, retire as cascas e passe pelo amassador. Coloque o purê sobre a mesa de trabalho ou sobre uma pedra. Acrescente os demais ingredientes e misture rapidamente a massa. Não se deve sovar por muito tempo a mistura para não liberar o amido da batata, resultando numa massa desagradavelmente pegajosa. Divida a massa em pedaços e role-os sobre a mesa enfarinhada, formando bastões longos da espessura de um dedo mínimo. Corte em pedaços de 2 cm. Role cada pedaço pelas costas de um garfo, apertando levemente com o polegar para fazer os riscos característicos.

É importante salpicar com um pouco de farinha os nhoques para evitar que grudem.

Creme de aspargos:

Lave os aspargos, eliminando a parte dura e cozinhe-os ao vapor (ou em agua), até que estejam ao dente. Peque os aspargos cozidos, corte-os em pedacinhos, conservando as pontas (que devem ter uns 10 cm), coloque o restante em uma panela e leve ao fogo com 20 gr de manteiga, deixe cozinhar por 5 minutos, tempere com sal e pimenta-do-reino, retire do fogo e reserve.

Ferva o leite. Derreta 40 gr da manteiga, junte a farinha e mexa bem até obter uma massa homogênea. Acrescente o leite aos pouco, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar até engrossar. Tire do fogo e tempere com o sal e a noz-moscada. Transfira o molho branco para um mixer, ou liquidificador, acrescente o aspargo (sem as pontas) e bata até virar um belo creme homogêneo.

Finalização:

Cozinhe os nhoques de batata em bastante água com sal e retire-os da panela com uma escumadeira, colocando-os no creme de aspargos. Misture delicadamente, coloque nos pratos de servir, polvilhe com o queijo groviera (ou emmental), decore com as pontas dos aspargos e sirva imediatamente.

O que você achou?

Sua avaliação: