Chocotone Recheado com Sorvete e Licor

Informações da receita
Don Peppone aposta nas raízes italianas para criar sobremesa de fim de ano. Chocotone ganha versão que combina sorvete com limoncello flambado.
  • Chocotone pequeno, de aproximadamente 250g
  • 100g de Sorvete de creme
  • 200g de Morango
  • 30g de Amora
  • 20g de Mirtilo, conhecido como Blueberry
  • 80g de Açúcar
  • 100ml de Água
  • 30ml de Limoncello (licor de limão, se desejar substitua pelo da sua preferência)

Como fazer

Recheio do chocotone:

Corte a parte de cima do chocotone com o auxílio de uma faca e retire todo o seu miolo, recheie com o sorvete de creme sem deixar espaços vazios. Tampe e cubra o chocotone com papel filme e mantenha no congelador.

Calda de açúcar:

Em uma panela coloque o açúcar e a água, faça uma calda deixando o açúcar derreter. A temperatura deve atingir 105 graus. Coloque em um recipiente e reserve.

Calda de frutas vermelhas:

Em uma panela coloque a calda de açúcar e adicione a mistura de frutas vermelhas (morango, mirtilo e amora). Deixe cozinhar até formar uma calda grossa. Para servir, coloque o chocotone em um prato, despeje a calda de frutas e flambe com o limoncello.

Informações adicionais

Alguns pratos e sobremesas são tradicionais nesta época. No Natal, um bolo quase sempre esquecido durante o ano se destaca nas prateleiras e vitrines, o panetone. Para fugir da tradicional receita com frutas cristalizadas, a cada ano as empresas e confeitarias investem na criatividade e ingredientes diferenciados para agradar os mais exigentes paladares. São variações com chocolate, doce de leite, trufado, recheado e as opções não param por aí. Recentemente, o chef convidado do Ristorante e Pizzeria Don Peppone, Erik von Bülow, decidiu inovar e adaptar o famoso chocotone com uma receita que combina sorvete de creme com limoncello, um licor de limão produzido originalmente no Sul da Itália. “Muitas pessoas fazem panetones e chocotones recheados de diversas formas, mas eu não tinha visto ainda flambado com limoncello, bebida italiana muito tradicional”, explica. O panetone especial do Don Peppone já está sendo oferecido e a boa notícia é que ele não será exclusivo apenas para o Natal. De acordo com o proprietário do restaurante, José Augustinho Prebianca, a ideia é manter o doce no cardápio de sobremesas em 2015. Apesar de parecer um prato elaborado, a receita não é tão complicada.

Ristorante e Pizzeria Don Peppone
Blumenau: Rua Sete de Setembro, 2013, Centro

O que você achou?

Sua avaliação: