Feijoada Completa

Informações da receita
O especialista em carnes e chef do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle, ensina alguns truques para fazer uma feijoada completa e não errar na quantidade.
  • 150g de carnes sem osso (carne seca, lombinho de porco, linguiça, paio e bacon)
  • 300g de carnes com osso (costelinha de porco)
  • 90g de arroz (cru)
  • 90g de feijão preto (cru)
  • 1/2 laranja
  • 4 folhas de couve
  • 60g de farofa

Como fazer

Deixar o feijão de molho durante a noite, isso facilitará o cozimento. Utilize a água restante do molho para cozinhar o feijão. Se usar carnes salgadas, dessalgue em água fria na geladeira durante a noite. Troque a água e mexa as carnes pelo menos três vezes. Antes de fazer a feijoada, escalde as carnes para tirar um pouco da gordura e o restante do sal. Coloque na panela e cubra de água. Deixe ferver por mais uns 20 minutos e depois acrescente o feijão e cozinhe até chegar ao ponto. Carnes prontas, como a linguiça e o paio, deverão ser escaldadas e colocadas no feijão após o cozimento das primeiras, como lombinho, carne seca e costelinha, para que não desmanchem no processo.

Pegue umas duas xícaras de feijão (cozido) com o caldo, bata no liquidificador e retorne à panela para que engrosse o caldo. O tempero da feijoada é feito a parte e colocado ao final do seu cozimento, isso trará mais sabor e frescor ao prato. Prepare em uma frigideira um refogado com cebola, alho e bacon e umas folhas de louro e adicione à panela.

Informações adicionais

As quantidades de feijão e arroz consideram os acompanhamentos sugeridos acima. Caso outros acompanhamentos sejam acrescentados, como aipim frito, torresmo e ovo, o ideal é reduzir um pouco os volumes.

O que você achou?

Sua avaliação: