Torta de espinafre com ricota Patty Jesus Duarte

Informações da receita

Como fazer

Coloque a farinha de trigo sobre a mesa de trabalho num monte, faça um buraco no centro e junte a manteiga, amolecida em pedacinhos, a gema, uma generosa pitada de sal e 3 colheres de sopa de água. Amasse energicamente até obter uma massa lisa e elástica. Forme uma bola, envolva-a com filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora.

Lave cuidadosamente o espinafre e afervente-o em água com sal por alguns minutos, escorra e esprema. Pique-o em pedaços pequenos e salteie-os numa frigideira com 3 colheres de sopa de azeite por 5 minutos em fogo alto.

Numa tigela, amasse a ricota, o queijo parmesão e o coentro em pó, temperando com uma pitada de sal. Junte o espinafre e misture tudo.

Com o rolo de massa, estique a massa até que fique uma folha fina e forre com ela uma assadeira untada com manteiga. Despeje sobre ela o composto de ricota e espinafre, dobre as bordas externas no sentido do centro do preparo e leve ao forno pré aquecido a 180°C por 45 minutos.

Bata no liquidificador as folhas de manjericão com uma pitada de sal grosso e o dente de alho e adicione um pouco de azeite em um fio até obter um creme liso.

Lave a minirrúcula e tempere com azeite e vinagre de maçã a gosto. Sirva a torta salgada em fatias nos pratos, acompanhadas com o creme de manjericão e a salada.

O que você achou?

Sua avaliação: