Descubra Receitas de Dia das Bruxas

Doce de Leite

Informações da dica

doce de leite em barras

Quando se fala em ingredientes versáteis, o doce de leite certamente está entre eles. Ele pode ser comido de colher, em tabletes, em recheios e de tantas outras maneiras que é impossível resistir a este delicioso sabor.

Devido à composição bastante simples (leite e açúcar), o doce pode facilmente ser preparado em casa. A proporção ideal, segundo o chef de cozinha Ricardo Abdalla, é de 2 litros de leite integral para 500g de açúcar.

"O doce de leite costuma talhar na hora da adição do açúcar. Por isso, sugiro acrescentar uma colher de café de bicarbonato de sódio antes da adição de açúcar. "Se a pessoa não acrescentar esta pequena quantidade de bicarbonato, o doce ficará crespo, mas não terá alterado o sabor", afirma bdalla.

Outra dica para quem deseja preparar o doce de leite cremoso é mexer a mistura constantemente em fogo baixo para evitar que o leite transborde.

Existe também quem prepare o doce de leite colocando uma lata de leite condensado fechada na panela de pressão. Para quem deseja seguir esta forma de preparo, a professora de confeitaria Samara Trevisan Coelho, do curso de Gastronomia do Centro Universitário Senac, explica que o ideal é esperar que a lata esfrie para abri-la. "Se a pessoa abre a lata ainda quente, o doce irá caramelizar devido à pressão", explica Samara.

Depois de pronto, você deve guardar o doce em potes de vidro, que podem ser utilizados em conserva. De acordo com Samara Trevisan Coelho, a sugestão para que o doce dure mais tempo é esterilizar um pote de vidro e a tampa, fervendo-os em uma panela grande por, no mínimo, 15 minutos. Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente, dessa maneira o doce de leite pode durar até 30 dias.

Para quem deseja preparar o doce de leite em pedaços, é recomendável manter a mistura em fogo baixo até o momento em que se consegue ver o fundo da panela. Depois disso, é só retirar do fogo e continuar batendo com a colher de pau. Quando começar a açucarar, despeje em uma superfície de mármore umedecida. Corte em quadradinhos. 

Leite moça virando doce de leite

Deixe por aproximadamente 45 minutos na panela de pressão. Só tome cuidado, tem que esfriar bem entes de abrir a lata por que quente ela explode. Já aconteceu comigo. Boa sorte.

Mais dicas