Descubra Receitas de Natal

Macarrão ideal

Informações da dica

macarronadaPara cozinhá-lo, a quantidade de água recomendada é de, pelo menos, 2,5 litros para 250 gramas de massa. Use uma colher de chá de sal por litro de água. Quando a água estiver fervendo, junte o macarrão, aos poucos, para não diminuir a fervura. Mexa bem com um garfo, para soltá-lo. O ponto ideal do cozimento é aquele que é chamado pelos italianos de "al dente", ou seja, quando a massa, embora cozida, ainda apresenta alguma resistência podendo ser mastigada. Normalmente, o macarrão nacional fica pronto em 10 minutos de fervura. A massa de macarrão não deve ser "lavada" depois de cozida. Se ela estiver com muita goma, regue-a rapidamente com água quente.

Para um macarrão mais solto, na hora de cozinhar, pingue algumas gotas de óleo na água. Isso impede também que a água transborde quando ferve, poupando seu trabalho.

Ao cozinhar o macarrão, acrescente 1 colher(sopa) de óleo á panela com água, o que vai impedir que um fio grude no outro.

Calculo do Macarrão

Para calcular a quantidade de massa a ser servida, durante o preparo de um jantar, onde a mesma será o prato único, basta pesar 80 g a 100 g de massa crua e multiplicar pelo número de convidados. O resultado, será a quantidade a ser preparada, para o total de convidados.

Para quem come pouco calcule 150g de espaguete, parafuso, Lacinho, Talharim, Gravatinha etc... por pessoa.

Mais dicas